Uberlândia

Programa Novo Agro auxilia produtores de avicultura caipira

Pequenos e médios produtores contam com vários tipos de apoio da Administração Municipal

Desde o seu lançamento, o Programa de Desenvolvimento de Novos Negócios Rurais – Novo Agro, lançado pelo prefeito Odelmo Leão no fim de 2017, já auxiliou milhares de pequenos produtores do município. Além dos cinco grandes pilares inicialmente incluídos, a iniciativa integrou, desde o ano passado, uma sexta área de incentivo: a avicultura caipira. A intenção é promover o setor, criando um ambiente favorável à criação, comercialização e consumo das aves.

A ação (desenvolvida pela Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Distritos) busca gerar renda para o produtor, qualificar a mão de obra rural, agregar ao produto típico da cidade, evitar criações clandestinas e garantir a saúde pública. “Percebemos pela demanda que os produtores precisavam de visitas técnicas, não apenas para orientação quanto ao manejo das aves como também quanto à forma de legalizar seu plantel. Sendo assim, estão contando com uma grande dedicação maior de nossa parte”, destacou a secretária à frente da pasta, Walkiria Naves.

Ampliando a produção

O produtor José Mário Dutra trabalha há 4 anos no ramo. Ele relata que a ação proporcionou um novo patamar de vendas e oportunidades, fazendo ele triplicar a produção. “Essa é a melhor coisa que a Prefeitura poderia fazer pelo pequeno produtor. Para nós, o Novo Agro mudou tudo. Antes tudo o que eu produzia era barrado, eu não conseguia passar de 300 aves. Hoje devo atingir, ao final do mês, mil galinhas e consigo vendê-las em qualquer lugar, porque está tudo dentro da lei”, disse.

Um dos maiores custos reduzidos, segundo ele, foi com procedimentos para garantir a saúde dos animais. “A Prefeitura oferece gratuitamente para nós o serviço da veterinária para assistência rural. Isso ajuda bastante. Nunca tive essa oportunidade que estou tendo agora, minha condição de vida está mudando para melhor com tudo isso”, acrescentou.

Mais qualidade na carne

Não há como falar de frango caipira sem relacionar a iguaria à gastronomia mineira. No entanto, o segredo para garantir a qualidade da carne deve-se à forma de criação das aves, levando sempre em consideração o bem-estar dos animais e as condições higiênico-sanitárias de seu criatório.

Com o Novo Agro, são feitas orientações aos produtores sobre o manejo de frangos caipira tanto de corte quanto de postura, levando em consideração a alimentação adequada para cada fase, além de qualidade e sanidade do animal. “Já temos hoje produtores que têm plantel legalizado no Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), prontos para o abate e que estão fazendo a venda de suas aves de forma legalizada. Também existem projetos para a adequação de produtores de ovos caipira legalizados. O mais interessante são os benefícios à saúde pública. Temos a ave caipira tradicional, com qualidade e sanidade”, explicou Aline Ferreira Campos, do núcleo de Pecuária, Defesa e Educação Sanitária do município.

Desenvolvimento interligado

O Programa Novo Agro busca interligar uma série de setores rurais para o desenvolvimento em conjunto das atividades. Os outros cinco pilares são a piscicultura, agroindústria de pequeno porte, o turismo rural, a agroecologia e a gastronomia. Prova desta interligação é o Circuito Gastronômico no Mercado Municipal. Na próxima edição, a iguaria trabalhada nas receitas será justamente o frango caipira.

Fonte: Secom PMU