Uberlândia

Prefeitura valida mais de 4 mil cadastros para vacinação contra a dengue

Nesta quinta-feira (11), público-alvo foi ampliado para a faixa etária de 10 a 14 anos; com a alteração, os responsáveis que efetuaram cadastro até quarta-feira (10) para crianças de até 14 anos e que não foram validados podem refazer o cadastro

Mais de 4 mil crianças com idades entre 10 e 14 anos já estão com cadastro validado, até a tarde desta quinta-feira (11), para receberem a primeira dose da vacina contra a dengue neste fim de semana. Diante da chegada da remessa insuficiente de imunizantes enviada pelo Ministério da Saúde, a Prefeitura de Uberlândia abriu um cadastro online prévio para poder operacionalizar a vacinação ao público-alvo na cidade, definido para essa faixa etária. Inicialmente, a prioridade seria para crianças de 10 e 11 anos, mas, devido à morosidade e à baixa procura dos responsáveis por esse público, a Secretaria Municipal de Saúde ampliou a possibilidade de agendamento para até 14 anos por meio do sistema da Prefeitura. (CLIQUE AQUI e cadastre)

A estratégia adotada neste primeiro momento pela Secretaria Municipal de Saúde busca garantir o atendimento em conformidade com a Nota Técnica nº 39/2024 do órgão federal, que não estabelece prioridade de vacinação dentro deste grupo e considera que somente 12 mil doses foram disponibilizadas. Com a alteração do público-alvo, os responsáveis que efetuaram cadastro até quarta-feira (10) para crianças de até 14 anos e que não foram validados poderão refazer o cadastro.

Aqueles que completarem inscrição com reserva de vaga serão comunicados por e-mail e SMS e deverão comparecer, no dia 13 ou 14 de abril, a depender da escolha da data e horário, em uma das unidades destacadas pelo Município para aplicação do imunizante: UAIs Martins, Pampulha, Luizote, Tibery, Planalto e UBSFs Shopping Park 1, Morumbi 1, Jardim Brasília 2. O atendimento será por ordem cronológica de cadastro.

Cadastros fora da faixa etária não são validados

A Secretaria Municipal de Saúde e a Empresa Municipal de Processamento de Dados de Uberlândia (Prodaub) esclarecem ainda que todos os cadastros passam por um processo de checagem e validação dos dados apresentados. Aquelas inscrições que não se enquadram nos critérios estabelecidos não são validadas e os responsáveis serão comunicados via SMS e e-mail da não validação. Portanto, inscritos que não tenham entre 10 e 14 anos NÃO SERÃO CONTEMPLADOS.

Secom- PMU