Uberlândia

Prefeitura informa fechamento da UTI Neonatal do HC-UFU

A Prefeitura de Uberlândia informa que a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU) está interditada desde o dia 1º de dezembro de 2023. A situação, que dura 44 dias, tem feito com que a Secretaria Municipal de Saúde faça os devidos remanejamentos para atender a população que necessita.

No entanto, o fechamento da UTI Neonatal do HC-UFU, que conta com 48 leitos e segue sem data prevista para reabertura, tem feito com que pacientes que necessitam de internação sejam encaminhados somente para a UTI Neonatal do Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro (HMMDOLC), levando o espaço a operar acima da capacidade.

Até os casos pactuados como vaga zero não estão sendo encaminhados ao HC-UFU e têm sido direcionados, há cerca de um mês e meio, para o Hospital Municipal. Mesmo em caso de situação excepcional de gestantes internadas/admitidas no HC-UFU por demanda espontânea, as pacientes e os recém-nascidos que necessitam de UTI Neonatal estão sendo encaminhados, via SUS, para o Hospital e Maternidade Municipal, elevando, ainda mais, a ocupação do mesmo.

A Secretaria Municipal de Saúde está em diálogo constante com o HC-UFU para tomar as providências cabíveis e normalizar a situação.

Secom-PMU