Uberlândia

Prefeitura informa comprometimento na realização de exames e cancelamento de cirurgias eletivas por parte do HC-UFU

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que o Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU) comunicou o comprometimento da prestação de serviços de exames de colonoscopia, endoscopia, ultrassonografia e laboratoriais, além do cancelamento de alguns tipos de cirurgias eletivas,pactuados junto ao Município. Por meio de ofício nº 26/2024, enviado pelo Setor de Contratualização e Regulação (STCOR/HC-UFU) à regulação municipal, foi informado o comprometimento dos atendimentos contratados devido à greve dos servidores técnico-administrativos da instituição.

A secretaria reforça que segue em diálogo com a instituição no intuito de regularizar a situação, mas notificará a unidade, administrada pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), diante do descumprimento do Convênio nº 001138/2022 – assinado entre as partes no fim de 2022.

O comprometimento na prestação de serviços contratada junto ao HC-UFU impacta na efetivação de inúmeros exames de colonoscopia, endoscopia, ultrassonografia e laboratoriais oferecidos à população, bem como cancela cirurgias eletivas que não se enquadrem nas áreas de oncologia, cardiovascular, neurologia, pediatria, dialíticos e transplante renal.

A pasta reforça que dispõe de parcerias com clínicas para continuar o andamento dos procedimentos. Entretanto, a decisão da HC-UFU deve afetar a fila, que está em depuração conforme cronograma do programa Alô Saúde.

Secom – PMU