Uberlândia

Prefeitura inaugura inédito Centro de Especialidades Médicas para ampliar acesso da população às consultas

Local terá 16 consultórios com especialistas para atender casos crônicos, oferecendo apoio diagnóstico terapêutico aos pacientes; funcionamento será das 7h às 22h

O prefeito Odelmo Leão entregou, nesta quinta-feira (20), o primeiro centro de especialidades público da cidade: o novo Centro de Especialidades Médicas “Ivaldo Vicente Naves” da Prefeitura de Uberlândia. Localizado na região central, na avenida João Pinheiro, 60, a unidade terá a capacidade de ampliar o acesso da população às consultas, oferecendo apoio diagnóstico e terapêutico aos pacientes, além de pequenas cirurgias, exames cardiológicos, oftalmológicos e audiometria. Esta ação visa, além da ampliação do acesso, permitir a redução das filas de espera destas especialidades.

“O Centro de Especialidades é uma forma de centralizar as consultas com especialistas em um só lugar e com muito mais oferta de vagas. Teremos um olhar mais próximo dos atendimentos e, logicamente, com outro resultado que beneficia o povo de Uberlândia”, destacou o prefeito Odelmo Leão.
As instalações contam com três andares, com uma área total de 1600 m². O espaço de atendimento possui 16 consultórios médicos e 5 salas (sala de emergência, pequena cirurgia, sala de audiometria, equipe multiprofissional e sala para exames cardiológicos e para audiometria). Serão investidos pela Secretaria Municipal de Saúde cerca de R$ 3,6 milhões para utilização do prédio ao longo de cinco anos. Outros R$ 400 mil foram investidos na instalação dos equipamentos necessários no local.

O local contará com 140 colaboradores que compõem as equipes administrativas, médicas e multiprofissionais e terá capacidade para realizar, mensalmente, até 14 mil consultas, 1.200 procedimentos, 60 testes ergonométricos e 180 exames de audiometria.
Dentre as especialidades oferecidas estão alergologia (adulto e infantil), angiologia, cardiologia, cirurgia geral, cirurgia torácica, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia (adulto e infantil), hematologia, nefrologia, ortopedia, otorrinolaringologia e pneumologia (infantil), entre outros.
O horário de funcionamento será das 7h às 22h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados. O fluxo de marcação das consultas para o Centro de Especialidades é o mesmo para outras unidades de saúde da rede municipal. A porta de entrada para os serviços são as Unidades Básicas de Saúde por meio da Central Municipal de Regulação. Os atendimentos começam nesta sexta-feira (21).

Homenagem O nome do Centro de Especialidades foi escolhido para homenagear o empresário Ivaldo Vicente Naves, que atuava no ramo de segurança e transporte de valores e faleceu em 2021 aos 74 anos. Além de levar o nome de Uberlândia para todo o país, por meio do seu empreendimento, Ivaldo Naves também atuou em outras frentes para contribuir com o desenvolvimento da cidade, tendo sido diretor da Prefeitura de Uberlândia na década de 1970 e participado ativamente de entidades de classe.

Foto: Valter de Paula/Secretaria de Governo e Comunicação

Secom-PMU