Uberlândia

Prefeitura faz o plantio de mais 200 mudas no Parque Santa Luzia

Neste ano, a cidade passou a contar com mais de 1,8 mil novas árvores

Uberlândia já é apontada como uma das cidades mais verdes do mundo e a Prefeitura continua empenhada nesta missão. Hoje (26), mais de 40 servidores da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico (SMMDU) plantaram 230 mudas de ipês amarelos no Parque Municipal Santa Luzia. Com esta ação, só em 2018, a cidade já recebeu 1.830 novas árvores.

Os trabalhos integram o segundo ciclo de recuperação e revitalização de áreas verdes, com prevenção de impactos e reflorestamento do município. A primeira etapa desta iniciativa começou em maio deste ano, com a realização de vários serviços, como retirada de lixo, entulhos e massa verde, além de roçagem, recolhimento de folhas e galhos secos e remoção de bambus e espécies invasoras.

“Com o plantio de hoje nós estamos criando um bosque que terá o papel de fazer o adensamento da mata ciliar no Parque. Em decorrência do período chuvoso, nós intensificamos o plantio para aumentar as chances das mudas colocadas no chão se transformarem em árvores”, explicou Anderson Alves de Paula, assessor da SMMDU.

Na semana anterior, 500 mudas foram plantadas às margens do Córrego Bons Olhos. Além dele, os Córregos do Carvão, Liso, Lagoinha, Santa Luzia, Mogi, Bons Olhos, do Óleo e o Parque Linear do Rio Uberabinha também foram contemplados na primeira etapa da ação.

“Continuaremos o plantio e esperamos atingir, até o final deste ano, a marca de mais de 4 mil árvores plantadas. Estamos trabalhando para fazer da nossa cidade um lugar mais saudável e contamos com a colaboração de toda a população para manter essas áreas preservadas”, salientou o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico, Dorovaldo Rodrigues Júnior.

Mais mudas

Entre janeiro de 2017 e setembro deste ano, o Horto Municipal produziu mais de 220 mil mudas, um crescimento de 20% da capacidade produtiva. O objetivo é que nos próximos anos o local registre um salto de 100 mil para quase 200 mil mudas produzidas anualmente.

Para quem deseja colaborar com o reflorestamento do município, é importante buscar orientações para que a contribuição não se torne um prejuízo no futuro. “Se o morador deseja plantar, é importante que ele procure as instruções com nossa equipe de profissionais no Horto Municipal. Não se pode plantar um pé de tamarindo no canteiro central de uma avenida, por exemplo. Isso causa riscos tanto para a segurança das pessoas como para a saúde do arbusto”, completou Anderson.O Horto está situado na avenida Benjamim Magalhães, s/nº, bairro Tibery.

Fonte: Secom / PMU