Objetivo é criar um banco de dados sobre os fomentadores de arte no município
Desde o início de 2017, a Secretaria Municipal de Cultura tem buscado meios de se aproximar dos fomentadores de arte no município. Desde então, a gestão municipal convida os artistas a se cadastrarem em um banco de dados digital, com foco na promoção de parcerias com profissionais de pintura, teatro, dança, música, artesanato, circo, entre outras áreas. Desde então, mais de 200 pessoas já aderiram à iniciativa.
A ideia do cadastro é levar um benefício ao artista, no sentido de estreitar as suas relações com o poder público, favorecendo parcerias benéficas a ambos os lados. O sistema já conta com o registro de 51 artistas de teatro, 38 de dança, 76 de música, 47 de literatura e 70 de artes visuais.
De acordo com a secretária municipal de Cultura, Mônica Debs, este é um trabalho contínuo, que gera benefícios a médio e curto prazo à classe artística. “Isso tem nos ajudado a pensar ações voltadas para a realidade cultural do município e, até mesmo, indicar os artistas para eventuais demandas que chegam até nós. Por isso, reiteramos a importância de todos se cadastrarem”, explicou.
Como se cadastrar
Para participar, a pessoa deverá preencher um formulário disponível no portal da prefeitura. No documento, ele informará o ramo de sua atuação e a função que executa. Por exemplo, se o artista informar que trabalha diretamente com música, ele especificará se é cantor, músico, instrumentista, intérprete ou demais funções relacionadas.Todos os dados preenchidos serão de total responsabilidade do cadastrado. As informações fornecidas terão caráter sigiloso ao público, sendo disponível exclusivamente à Secretaria.
Fique ligado!
O quê: Cadastro de Artistas e Profissionais de Arte e Cultura
Quem deve fazer: artistas, produtores ou coletivos culturais de diferentes ramos artísticos
Onde fazer: aqui
Objetivo: estreitar as relações entre Secretaria Municipal de Cultura e fomentadores da arte no município
Fonte: SECOM PMU