Barraca terá 436 metros quadrados e oferecerá inúmeros serviços aos devotos
A Prefeitura de Uberlândia finaliza, nesta semana, a montagem de uma grande estrutura de apoio aos devotos que saem da cidade em direção à Igreja de Nossa Senhora da Abadia, no município de Romaria. A tradicional barraca montada pela Administração Municipal tem 436 metros quadrados e oferecerá vários serviços para garantir a segurança e o bem-estar dos romeiros. A instalação está sendo erguida no km 565 da BR-365 e começará a atender a partir desta sexta-feira (3).
A centenária celebração religiosa é considerada um patrimônio imaterial de Minas Gerais, mobilizando milhares de fiéis a cada edição. Para assegurar a melhor experiência possível aos peregrinos até o dia 15 de agosto, o trabalho contará com a atuação de equipes das Secretarias Municipais de Agropecuária, Abastecimento e Distritos; Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico; Obras; Prevenção às Drogas, Defesa Social e Defesa Civil; Saúde e Administração; além do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae).
Saúde e segurança
A estrutura, que começou a ser construída no mês de julho, é considerada uma das mais completas desde que o serviço começou a ser oferecido, há mais de quatro décadas. Serão seis tendas de apoio dotadas de energia elétrica e água. Além de sanitários e cantina, os romeiros terão, por exemplo, uma área específica para cuidar da saúde, onde poderão lavar os pés e receber uma massagem enquanto descansam da caminhada. Uma ambulância ficará disponível 24 horas durante o período de festa.
Para este ano, os dormitórios foram ampliados, com objetivo de abrigar com ainda mais conforto os fiéis. Gratuitamente, a prefeitura também oferecerá, em parceria com 30 voluntários das Igrejas de Nossa Senhora de Fátima e do Divino Espírito Santo, um nutritivo cardápio, que incluirá ensopado duas vezes por dia, além de café e frutas variadas.
“Todo ano, muitas pessoas fazem questão de vir aqui e doar vários tipos de mantimentos. Esta ajuda é muito bem-vinda, já que o mais importante é garantirmos uma boa alimentação e conforto a quem passa por aqui”, explicou o chefe do Núcleo de Gestão Operacional da Secretaria Municipal de Obras e coordenador da montagem, José Carlos da Cunha.
Cuidado em cada detalhe
Secom PMU