Uberlândia

Prefeitura disponibiliza abrigo extra para pessoas em situação de rua durante período de baixas temperaturas

Horário de acionamento da Central de Atendimento de Denúncias será ampliado para acolher população vulnerável em Uberlândia

Atenta à chegada do período de temperaturas mais baixas, a Prefeitura de Uberlândia promove novas ações para dar suporte às pessoas em situação de rua. Por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, em parceria com a Instituição de Assistência Social de Uberlândia (Icasu), o município ampliará o acolhimento com a abertura de um abrigo extra. O espaço, localizado na avenida Nicomedes Alves dos Santos, 3.900, no bairro Jardim Sul, está sendo preparado para oferecer 80 vagas provisórias com oferta de alimentação, dormitório, banheiros e agasalhos aos usuários. O abrigo também contará com profissional que dará apoio na chegada dos usuários.

Outra ação viabilizada pela secretaria será a ampliação do horário para acionamento da Central de Atendimento de Denúncias. A central funcionará no período noturno e de madrugada, a partir das 18h, para atender solicitações sobre pessoas que necessitam de atendimento (saiba mais abaixo). O serviço terá sede no Centro de Referência da praça da Bíblia, s/nº, no bairro Martins, que continuará atendendo de forma presencial das 8h às 18h.

“Vamos oferecer todo o suporte necessário para que os usuários deste espaço não fiquem desamparados durante o frio. Queremos proporcionar um ambiente de cuidado para as pessoas”, destacou a secretária da pasta, Iracema Marques.

Central de Plantão

O acionamento da Central de Atendimento de Denúncias deve ser feito por telefone. Das 18h até 00h59, as informações e solicitações podem ser repassadas pelos seguintes números: (34) 3235-4772, (34) 3216-7161, 0800 940 1229 e (34) 99946-0373; e a partir de 1h, pelo telefone (34) 99946-0373.

Pelo serviço de atendimento é possível informar sobre pessoas que precisam de apoio e que procuram por abrigo. Posteriormente, equipes de abordagem social de rua se deslocam aos locais citados e fazem o encaminhamento até os abrigos municipais. Serão disponibilizados dois veículos para levar as pessoas aos abrigos.

Rotineiramente, a Prefeitura oferta mais de 150 vagas para pessoas em situação de rua nos quatro abrigos existentes na cidade. O município ainda executa trabalhos de abordagens e encaminhamentos por meio de assistentes sociais que atuam junto à comunidade. Ação que é ampliada durante o período de baixas temperaturas.

Campanha do Agasalho 2023

Em parceria com a Band, a Prefeitura de Uberlândia lançará, na próxima segunda-feira (15), a Campanha do Agasalho 2023, que visa a arrecadação de roupas e cobertores. Os itens que forem obtidos até o dia 18 de junho serão repassados para famílias em vulnerabilidade social cadastradas no município.

Fonte: Secom PMU