Uberlândia

Prefeitura concede 1º selo de inspeção para produção de ovo caipira

Setor de avicultura caipira é um dos focos do programa Novo Agro

A criação de galinhas poedeiras, iniciada há nove meses, garantiu ao avicultor Carlos André o primeiro selo inspecionado em Uberlândia para a produção de ovo caipira. A conquista só foi possível graças ao empenho da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Distritos, em executar ações práticas para facilitar, regularizar e fomentar as atividades de pequenos produtores. A avicultura é um dos seis pilares trabalhados pelo Programa de Desenvolvimento de Novos Negócios Rurais – Novo Agro.

Investindo em um trabalho em família, o produtor rural cria cerca de 600 galinhas em uma chácara. Ele soube, por meio de outros produtores de frangos caipiras locais, da possibilidade de expandir o negócio com apoio do Município. “Começamos procurando a Prefeitura e fomos muito bem atendidos. O acompanhamento e a dedicação que recebemos foram ótimos. Somos produtores pequenos e ganhamos atenção como se fôssemos de grande porte. Estamos muito agradecidos”, afirmou.

O lançamento de sua mercadoria inspecionada aconteceu na última semana durante a terceira etapa do Circuito Gastronômico, realizado no Mercado Municipal. “Por meio do resultado do trabalho das diretorias de Pecuária e Inspeção, a Prefeitura está dando oportunidade para as famílias. Este produtor está produzindo esses ovos, acompanhado pela nossa equipe de médico veterinário e técnico, trabalhando corretamente e devidamente regularizado junto aos órgãos de inspeção”, destacou a secretária.

Novo Agro

Carlos André é apenas um dos milhares de produtores que foram de alguma forma beneficiados com o programa Novo Agro. Lançado pelo prefeito Odelmo Leão no fim de 2017, a iniciativa tem contribuído com o desenvolvimento da economia rural em seis pilares principais: piscicultura, agroindústria de pequeno porte, turismo rural, agroecologia, gastronomia e avicultura caipira.

Fonte: Secom PMU