Renovação da frota é uma das metas da atual administração municipal
Duas semanas após adicionar 19 novos ônibus à frota do transporte público, o prefeito Odelmo Leão realizou a entrega, na manhã desta quarta-feira (17), de mais 22 veículos zero quilômetro à população. A solenidade aconteceu na manhã desta quarta-feira (17), na área de embarque e desembarque de veículos do Centro Administrativo Municipal.
Em cumprimento ao contrato firmado junto à Prefeitura de Uberlândia, a aquisição foi feita pela Autotrans (uma das três concessionárias do transporte público local). “Temos executado um amplo projeto de mobilidade urbana em várias frentes de atuação, desde o aprimoramento do transporte público até um grande pacote de obras de infraestrutura viária e recapeamento de vias que é o Uberlândia Integrada II. Portanto, apesar de todas as dificuldades, temos conseguido viabilizar melhorias concretas que beneficiam diretamente a vida do nosso povo”, destacou o prefeito Odelmo Leão. Desde 2017, a frota recebeu 107 novos veículos.
Zonas sul e leste
Os ônibus vão integrar ao todo 14 linhas que atendem as regiões leste e sul. São elas: A114, A133, A161, A364, A327, A339, A113, A148, A147, A342, B905, B909, B911, I341. As linhas contempladas nas mudanças foram escolhidas a partir de um estudo técnico realizado pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran) com a concessionária.
De acordo com o secretário municipal à frente da pasta, Divonei Gonçalves, os novos ônibus proporcionam vários benefícios para quem utiliza o transporte público. “São veículos que conferem mais conforto aos usuários, bem como tecnologias embarcadas de GPS e sistema de telemetria. Eles também apresentam redução de poluentes devido ao uso de biocombustíveis tanto no diesel como também em sistema Arla, que é um equipamento que reduz as emissões de contaminantes provenientes da queima do óleo diesel”, explicou.
O investimento é de R$ 8,2 milhões. Cada veículo tem capacidade de acomodação para 40 passageiros sentados e 36 em pé. Eles também atendem os critérios de acessibilidade exigidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), dentre eles: elevadores elétricos, balaustre tátil, letreiros digital e bancos almofadados. Os carros substituídos serão remanejados ou integrados à reserva.
De acordo com o gerente da Autotrans, Leonardo Pires, a empresa já entrou com a documentação junto ao Detran MG para emplacamento dos ônibus e aguarda a finalização dos trâmites para o início da operação. “Em aproximadamente 15 dias esses 22 ônibus já devem entrar em circulação”, declarou.
Fonte: Secom PMU