Em menos de 15 dias, 700 unidades foram plantadas por equipes do Meio Ambiente
Com uma área de quase 300 mil metros quadrados, o Parque Linear Santa Luzia abriga uma diversidade de espécies nativas da flora do Cerrado, incluindo Buritis, Aroeirinhas, Pindaíbas, Bromélias, Embaúbas. Amanhã (26), a partir das 9h, elas ganharão a companhia de outras 200 mudas de ipês amarelos, que serão plantadas pelas equipes da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico.
Os trabalhos integram o segundo ciclo de recuperação e revitalização de áreas verdes, com prevenção de impactos e reflorestamento do município. Na semana anterior, 500 mudas foram plantadas às margens do Córrego Bons Olhos. A primeira etapa desta iniciativa começou em maio deste ano, com a realização de vários serviços, como retiradas de lixo, entulhos e massa verde, além de roçagem, recolhimento de folhas e galhos secos e remoção de bambus e espécies invasoras.
Desde que os trabalhos foram iniciados, os Córregos do Carvão, Liso, Lagoinha, Santa Luzia, Mogi, Bons Olhos e do Óleo, além do Parque Linear do Rio Uberabinha, entraram no cronograma, com diversas frentes de trabalho. Todos os serviços são desenvolvidos em conformidade com o Conselho Municipal de Conservação e Defesa do Meio Ambiente (Codema).
De acordo com o assessor da SMMDU Anderson Alves de Paula, o intuito é transformar esses espaços em novas opções de lazer e convivência, fazendo da cidade ainda mais verde. “Durante todo este ano, já plantamos 1,6 mil árvores e nossa meta é acrescentar mais três mil a esse número até o fim de 2018. Estamos fazendo a nossa parte, de forma sustentável e organizada, e contamos com a colaboração de toda a população para manter essas áreas preservadas”, disse.
Consciência ambiental
Mesmo para quem deseja colaborar com o reflorestamento do município, é importante buscar orientações para que a contribuição não se torne um prejuízo no futuro. “Árvore é vida, e se o morador deseja plantar, é muito válido, mas que procure as instruções com nossa equipe de profissionais pronta para atendê-lo no Horto Municipal. Não se pode plantar um pé de tamarindo num canteiro central de uma avenida, por exemplo. Isso causa risco tanto para a segurança das pessoas como para a saúde do arbusto”, completou Anderson.
Horto Municipal
Todas as sementes plantadas pelo Município são germinadas no Horto Municipal. Recentemente, o espaço, situado na avenida Benjamim Magalhães, s/nº, bairro Tibery, aumentou sua capacidade produtiva em 20%. O objetivo é que nos próximos anos o local registre um salto de 100 para quase 200 mil mudas produzidas anualmente.
Fonte: Secom PMU