Uberlândia

Parque da Longevidade recebe três mil mudas na próxima semana

Já são cerca de cinco mil exemplares plantados pelo Município em 2018Às margens do Córrego do Óleo e com uma área de mais de 78 mil metros quadrados, o Parque da Longevidade vai receber cerca de três mil mudas de árvores de diversas espécies nativas do Cerrado (como ingá, embaúba, mangue, mutambo, pororoca, jacarandá e ipês roxo, amarelo e branco). O plantio será realizado pelas equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico na próxima quarta-feira (14), a partir das 9h.

Os trabalhos integram o segundo ciclo de recuperação e revitalização de áreas verdes, com prevenção de impactos e reflorestamento do município. No último mês, 700 mudas foram plantadas em duas áreas: 500 no Córrego Bons Olhos e 200 no Parque Linear Santa Luzia. A primeira etapa da ação foi iniciada em maio deste ano, com a realização de vários serviços, como retirada de lixo, entulho e massa verde, além de roçagem, recolhimento de folhas e galhos secos e remoção de bambus e espécies invasoras.

Desde que os trabalhos foram iniciados, os Córregos do Carvão, Liso, Lagoinha, Santa Luzia, Mogi, Bons Olhos e do Óleo, além do Parque Linear do Rio Uberabinha, entraram no cronograma, com diversas frentes de trabalho. Todos os serviços são desenvolvidos em conformidade com o Conselho Municipal de Conservação e Defesa do Meio Ambiente (Codema).

“Com essa ação no Parque da Longevidade, completamos cinco mil árvores plantadas pela Prefeitura de Uberlândia apenas em 2018. Estamos fazendo a nossa parte, de forma sustentável e organizada, e contamos com a colaboração de toda a população para manter essas áreas preservadas”, disse o assessor de Meio Ambiente, Anderson Alves de Paula.

Consciência ambiental

Mesmo para quem deseja colaborar com o reflorestamento do município, é importante buscar orientações para que a contribuição não se torne um prejuízo no futuro. “Árvore é vida, e se o morador deseja plantar, é muito válido, mas que procure as instruções com nossa equipe de profissionais pronta para atendê-lo no Horto Municipal. Não se pode plantar um pé de tamarindo num canteiro central de uma avenida, por exemplo. Isso causa risco tanto para a segurança das pessoas como para a saúde do arbusto”, completou Anderson.

Horto Municipal

Todas as sementes plantadas pelo Município são germinadas no Horto Municipal. Recentemente, o espaço, situado na avenida Benjamim Magalhães, s/nº, bairro Tibery, aumentou sua capacidade produtiva em 20%. O objetivo é que nos próximos anos o local registre um salto de 100 para quase 200 mil mudas produzidas anualmente. Para saber mais, clique aqui.

Prestigie!

O quê: plantio de três mil mudas de árvores nativas do cerrado

Quando: quarta-feira (14), a partir das 14h

Onde: Parque da Longevidade – rua do Estivador com rua da Enfermeira – bairro São Lucas

FONTE: Secom PMU