Uberlândia

Olimpíada de Matemática mobiliza 4,5 mil alunos do município

Esta será a primeira edição da prova voltada a estudantes do quarto e quinto anos

Uberlândia terá uma grande representação na primeira Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – Nível A, com foco em alunos do quarto e quinto anos do Ensino Fundamental. Mais de 4,5 mil crianças de 29 unidades da rede municipal de ensino têm intensificado a preparação para realizar a prova nesta terça-feira (30). Na cidade, a iniciativa tem parceria da Secretaria Municipal de Educação.

Pelo país, mais de 1,5 milhão de alunos, representando mais de 20 mil escolas, vão testar seus conhecimentos na ação. Dentre os objetivos estão o estímulo ao estudo de matemática no Brasil, a contribuição para a melhoria da educação básica, a identificação de grandes talentos da área e a promoção da inclusão social por meio do conhecimento.

Organizada a nível nacional, cabia a cada município manifestar interesse em participar da olimpíada. “Fizemos questão de nos empenhar ao máximo nessa iniciativa, destinando uma equipe especializada tanto para auxiliar na logística da aplicação das provas quanto no incentivo para que nossas escolas inscrevessem seus alunos”, destacou a secretária municipal de Educação, Célia Tavares.

Para mobilizar ainda mais os estudantes, a SME também premiará com medalhas e troféus os responsáveis pelas melhores notas da cidade.

Durante os últimos dias, as escolas municipais envolvidas têm desenvolvido uma preparação especial. “Os professores já estão intensificando o conteúdo em sala de aula, além de apresentar exercícios semelhantes aos que podem cair na prova. Nossa expectativa é muito boa para o resultado”, contou a coordenadora de Ensino dos Programas e Projetos da SME, Liliane Ribeiro

A ação é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC). Apesar de ser a primeira vez para alunos desta faixa etária, a olimpíada já foi desenvolvida em 14 oportunidades para crianças e adolescentes do sexto ao nono ano.

Fonte: Secom PMU