Uberlândia

Inflação em Uberlândia foi de 0,6% em maio

Índice de Preços ao Consumidor em 2018 vai a 1,72%

O Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Econômico-Sociais do Instituto de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia (Cepes/IE/UFU) divulgou, na tarde desta terça-feira (12/06), o Índice de Preços ao Consumidor (IPC). De acordo com o boletim, a inflação registrada no mês de maio foi de 0,60%.

Em relação a abril (0,49%), a inflação teve um crescimento de 0,11%. Considerando as variações de todo o ano, o índice de maio é visto como normal, de acordo com o pesquisador Álvaro Fonseca: “a variação desse mês foi alta, acima do mês passado, mas está de acordo com o quadro nacional”, afirma.

Os principais destaques foram o aumento dos preços no grupo transportes, com alta de 3,29%, e no grupo habitação, com aumento de 0,60%. De acordo com Fonseca, “os aumentos de maio não estão ligados aos acontecimentos que causaram o não abastecimento dos postos de combustíveis e aumento dos preços em algumas categorias, tais fatores estarão incluídos no índice do mês de junho”.

O valor médio pago pela cesta básica cresceu 0,58% em maio, de R$ 355,33 em abril para R$ 357,40. Destaque para o preço da batata que registou uma variação de 14,68%.

Os boletins completos de maio e meses anteriores podem ser encontrados no site do Instituto de Economia.

Variação mensal da batata registou 14,68%

comunica.ufu.br