Uberlândia

Hospital Municipal recebe certificações latino-americanas devido à excelência em gestão e comprometimento

Unidade foi reconhecida com os certificados ‘The Health Awards 2024’ e ‘Brazil Quality Certification 2024’ durante edição do ‘Impact Summit Brazil’

O Hospital Municipal e Maternidade Dr. Odelmo Leão Carneiro recebeu, nesta terça-feira (14), as certificações “The Health Awards 2024” e “Brazil Quality Certification 2024” da Latin American Quality Institute (LAQI). O reconhecimento ocorreu durante a 1ª edição do “Impact Summit Brazil 2024”. A premiação, que aconteceu em São Paulo (SP), é um reconhecimento da unidade hospitalar da Prefeitura de Uberlândia pela excelência em gestão e comprometimento com a população na prestação de serviços em saúde e o desenvolvimento sustentável.

O LAQI “Impact Summit Brazil 2024” reuniu mais de 500 empresas líderes de diferentes países. Na edição deste ano, o eixo temático foi: “Modelo Q – ESG, o diferencial competitivo do futuro”. O conceito de ESG (Environmental, Social and Governance) reúne as políticas de meio ambiente, responsabilidade social e governança e estão totalmente relacionados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pelo Organização das Nações Unidas (ONU).

Ao ser certificado pela LAQI, o Hospital Municipal, que é administrado pela Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) sob diretrizes e protocolos da Secretaria Municipal de Saúde, passa a ser reconhecido por adotar as melhores práticas ao conceito ESG e por ter uma excelente gestão de negócios, comprometido com a metodologia LAEM (Latin American Excellence Model) e o desenvolvimento abrangente, conforme Agenda 2030 da ONU. Essa é a segunda vez que o HMMDOLC recebe uma premiação internacional. Em 2023, a unidade foi reconhecida pelas ações na edição do Quality Festival 2023, que ocorreu no Peru.

International Quality Company

No mês de junho, o Hospital Municipal ainda concorrerá ao prêmio da 2ª edição Quality Brazil 2024 da International Quality Company (ICQ) no segmento “Hospitalar”. A unidade foi qualificada por ser destaque na qualidade dos serviços prestados. A certificação não apenas valida as práticas e padrões elevados, mas também serve como um diferencial estratégico, fortalecendo a confiança no segmento.

Hospital Municipal

Nestes 13 anos de serviços prestados à comunidade, o HMMDOLC acumulou importantes conquistas, como habilitação para ser referência hospitalar na atenção à saúde em gestação de alto risco, credenciamentos junto ao Ministério da Saúde para ser unidade de assistência de alta complexidade em traumatologia e ortopedia e para realizar cirurgias de média a alta complexidade de oncologia, contando, ainda, com assistência em alta complexidade de cirurgia cardiovascular e cardiologia intervencionista.

Também tem os selos ISO 9001 (referente ao sistema de gestão de qualidade), ISO 14001 (voltada para o sistema de gestão ambiental) e ISO 45001 (focada na gestão de segurança e saúde ocupacional). O HMMDOLC ainda obteve o certificado em nível 3 pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que representa unidades que têm qualidade, interação entre os processos e gestão de excelência com foco em sustentabilidade. Atualmente, menos de 400 hospitais no país tem acreditação ONA, sendo que apenas 76 são públicos

A unidade hospitalar ainda venceu o prêmio nacional que reconhece melhores práticas de atendimento pelo SUS. Único representante de hospitais públicos de Minas Gerais, o HMMDOLC recebeu o Prêmio CriAção SUS 2023 na categoria “Atenção Hospitalar exclusivo SUS”, com o projeto “Linha de Cuidado a Pacientes Idosos com Fratura de Fêmur”. Ao todo, foram inscritos cerca de 400 trabalhos.

Em março deste ano, o prefeito Odelmo Leão entregou a obra de ampliação do Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro (HMMDOLC). A unidade passa a contar com 15 mil metros quadrados de área construída – 2 mil m² a mais que a antiga estrutura – e oferecer à população novos serviços: pronto atendimento obstétrico, sala de processamento de leite materno e ambulatório.

Secom- PMU