Mais de 452 mil toneladas de CO2 já deixaram de ser emitidas no meio ambiente
Junho de 2012. Em solenidade no Distrito Industrial, o prefeito Odelmo Leão anunciava a inauguração da planta energética de biogás. Naquela ocasião, Uberlândia se tornava a primeira cidade do interior do país a contar com um projeto de reaproveitamento de gases produzidos pela biodegradação de resíduos sólidos. Seis anos depois, a cidade colhe os resultados daquela iniciativa.
Com um dos melhores aterros municipais do país, Uberlândia inova cada vez mais na gestão de resíduos. Em conformidade à postura sustentável, o município se destaca quando o assunto é geração de energia limpa e renovável. Atualmente, mais de 5% de toda a energia consumida em residências, empresas e indústrias locais têm origem do lixo. “Tudo isso é um benefício que reflete diretamente na vida da população e também na das próximas gerações. Estamos construindo uma cidade ainda mais inovadora, pautada no desenvolvimento sustentável, com parcerias sérias e com muita responsabilidade com o meio ambiente”, destacou o prefeito Odelmo Leão.
Um dos motivos dessa expansão é a planta de biogás, com capacidade para atender 40 mil famílias. Ainda assim, a expectativa é aumentar esse número, como adianta o gerente de projetos da Energás de Geração de Energia (empresa responsável pela unidade em Uberlândia), Kennedy Ribeiro.
Secom / PMU