Aumento é equivalente a 8,54% em relação ao ano passado e 30,41% se comparado com 2017
O trabalho de conscientização do Núcleo de Coleta Seletiva do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) e a ampliação do serviço em escolas e condomínios têm alcançado resultados concretos na reciclagem de resíduos sólidos. Neste primeiro quadrimestre, houve um aumento de 61,68 toneladas na quantidade recolhida de material reciclável na comparação com o mesmo período de 2018.
De janeiro a abril deste ano já foram recolhidos 783,507 toneladas, número 8% superior em comparação ao mesmo período de 2018, quando 721,825 toneladas foram coletadas. Já em relação aos primeiros quatro meses de 2017, o aumento chega a 30,41%, quando houve o recolhimento de 600,8 toneladas.
Para Arthur Rosa Públio, do Núcleo de Coleta Seletiva do Dmae, o aumento é resultado dos esforços em conscientização sobre a coleta seletiva nos bairros e a implantação da coleta em escolas e condomínios. “Temos feito a conscientização em várias regiões da cidade com objetivo de aumentar a eficiência do programa”, disse.
Já o diretor de Resíduos Sólidos do Dmae, Adicionaldo Cardoso, destacou que o núcleo também tem divulgado a coleta seletiva na mídia e nas redes sociais com campanhas educativas, visando aumentar o envolvimento dos moradores. “A conscientização e o engajamento da população são fundamentais para a ampliação da quantidade de material recolhido”, explicou.
Funcionamento
O “ecocaminhão” recolhe os materiais recicláveis (papel, plástico, vidro e metal), nas ruas dos bairros atendidos uma vez por semana e, na região central, o caminhão passa diariamente. O veículo tem a logomarca da coleta seletiva e emite uma sonorização peculiar, avisando os moradores de que a coleta seletiva está passando próximo à residência, para que eles coloquem o saco com os materiais recicláveis na rua.
A coleta seletiva é realizada em 29 bairros de Uberlândia. Diariamente, são recolhidas cerca de 8,6 toneladas de resíduos, encaminhadas para cinco associações e uma cooperativa de catadores (Associação dos Recicladores e Catadores Autônomos de Uberlândia (Arca), a Cooperativa dos Recicladores de Uberlândia (Coru) e a Associação dos Coletores de Plástico, Pets, PVC e Outros Materiais Recicláveis (Acopppmar)). Veja aqui o horário e dia em que a coleta passa no seu bairro.
Fonte de renda
O descarte correto, além da preservação do meio ambiente, é também fonte de renda para os recicladores. A seleção correta dos materiais enviados pela coleta seletiva às cooperativas resultou em um aumento na renda mensal dos cooperados. Uma das cooperativas registrou elevação de 100% na renda. Atualmente o ganho dos cooperados varia entre R$ 900 e R$ 1,1 mil.
Cata-Treco
Além da coleta de materiais leves (papel, plástico, vidro e metal), objetos pesados (móveis e equipamentos) também podem ser disponibilizados para reciclagem. Para essa operação, são destinados os caminhões Cata-Treco, que rodam toda a cidade. As solicitações para recolhimento de materiais pesados devem ser feitas à Divisão de Limpeza pelo telefone: 3212-5356.
O que destinar à coleta seletiva
– Papel, vidro, plástico e metais
– Óleo de cozinha usado (guardado em garrafas pet)
Cuidados na hora da separação do material reciclável
– Plásticos: lave-os bem para que não fiquem restos do produto dificultando a triagem e o aproveitamento do material
– Vidros: lave-os bem e retire as tampas
– Latinhas de refrigerantes, cervejas e enlatados devem ser amassados ou prensados para facilitar o armazenamento
– Tetrapak: lave-as bem para evitar mau cheiro, a contaminação de outros itens recicláveis e surgimento de ratos e baratas
– Deixe todas as embalagens bem secas antes do descarte, seja qual for o material a ser reciclado
Obs: Não é necessária a separação do material reciclável por tipo, somente separar o material seco e úmido (orgânico – destinado à coleta convencional).
Fonte: Secom PMU