Projeto “Ouvir, Agir e Resolver” busca ampliar o atendimento humanizado e facilitar o acesso da comunidade aos serviços de saúde
Quem procurar o Pronto Atendimento ou Ambulatório das Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) a partir desta terça-feira (18) será recebido por assistentes sociais capacitadas para acolher os pacientes e facilitar o acesso ao serviço de saúde. O programa implantado pela gestão municipal recebeu o nome de “Ouvir, Agir e Resolver” e, por meio de 36 profissionais, ocorrerá inicialmente das 7h às 22h nas UAIs Planalto, Roosevelt, Pampulha e São Jorge. A previsão é ampliar o serviço para todas as unidades.
Desde maio, todas as assistentes sociais da rede estão passando por uma capacitação que aborda conceitos de humanização, minimização de situações conflituosas e entendimento do funcionamento da rede. A coordenadora do setor de serviço social, Eleusa Rezende, destaca que o suporte contribuirá para o fluxo de atendimentos e acompanhamentos, minimizando o tempo de espera e priorizando a humanização e eficiência do serviço prestado.
“O objetivo é promover acolhimento de excelências aos usuários das UAIs, estabelecendo uma comunicação clara, eficaz, objetiva e eficiente a fim de diminuir o tempo de espera para atendimento e evitar situações conflituosas entre os cidadãos e acompanhantes”, explicou.
A ação é desenvolvida com o envolvimento das coordenações de diversos setores, sendo o Serviço Social e a Diretoria de Gestão de Pessoas da Secretaria Municipal de Saúde responsáveis pela condução do projeto com a coparticipação das Organizações Sociais Associação Paulista para Desenvolvimento da Medicina (SPDM) e Missão Sal da Terra (MSDT).
Fonte: Secom PMU