Uberlândia

Ampliação da quimioterapia do Hospital do Câncer em Uberlândia será inaugurada no dia 27 de abril

O Grupo Luta Pela Vida (GLPV) está prestes a concretizar uma importante conquista para os pacientes com câncer. No dia 27 de abril, às 8h30, o Setor de Cuidados Especializados/Oncologia do Hospital de Clínicas da UFU/Ebserh, também conhecido como Hospital do Câncer em Uberlândia, irá celebrar a inauguração da ampliação do setor de quimioterapia adulta e pediátrica.

A entrega feita por meio do GLPV, instituição sem fins lucrativos que sensibiliza a sociedade para que as necessidades do tratamento oncológico dos pacientes sejam atendidas de forma humanizada, é uma demonstração de como o apoio de todos pode transformar a saúde pública.

Mais conforto durante o tratamento

O espaço destinado aos pacientes em quimioterapia foi expandido em aproximadamente 400 m² e contempla as seguintes alas: pediátrica, quimioterapia adulta de longa duração e áreas adultas para aplicação de quimioterapia de curta duração separadas em feminina e masculina. A estrutura conta ainda com postos de enfermaria, cinco cabines de manipulação de quimioterápicos, banheiros, 14 leitos, 20 poltronas novas e uma decoração personalizada e lúdica – sobretudo na parte infantil.

“Cada detalhe foi planejado com o objetivo de proporcionar mais conforto, segurança e acolhimento aos pacientes, acompanhantes e colaboradores. Uma ambiência hospitalar adequada tem um impacto muito positivo na evolução do tratamento oncológico”, pontua a chefe do Setor de Cuidados Especializados/Oncologia do HC-UFU, Thais Rezende.

Apoio da sociedade investido em melhorias para os pacientes

Iniciada em 2018, a obra de ampliação teve um investimento de R$ 7 milhões. Os recursos têm origem principalmente nas contribuições de toda a sociedade, mobilizada por ações do Grupo Luta Pela Vida. As melhorias realizadas no espaço foram imprescindíveis diante do aumento de casos de câncer no Brasil. De acordo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa para o período de 2023 a 2025 aponta que ocorrerão 704 mil novos diagnósticos da doença por ano, uma realidade que já é refletida localmente. Só em 2023, houve uma média de 15 novos pacientes por dia no Hospital do Câncer em Uberlândia.

“A expansão veio provocada por este aumento da doença e nos impulsiona a contribuir com o Hospital do Câncer da melhor forma. Esta estrutura reforçará a humanização do tratamento e irá oferecer mais bem-estar ao paciente. Entregar esse tipo de retorno para a população é uma grande satisfação para o Grupo Luta Pela Vida, pois é por meio do apoio de toda a comunidade que conseguimos celebrar essa conquista”, destaca Agnaldo Fernandes Cunha, presidente do Grupo Luta Pela Vida.

Serviço

O quê: Inauguração da ampliação da quimioterapia do Hospital do Câncer em Uberlândia (HC-UFU/Ebserh)

Dia: 27 de abril (sábado)

Horário: 8h30

Local: Saguão do Hospital do Câncer em Uberlândia – Av. Amazonas, 1996 – bairro Umuarama

A solenidade é aberta ao público.

Grupo Luta Pela Vida – Comunicação