O próximo passo é o desempate da etapa estadual, em abril, e a aluna Maria Cecília de Oliveira aprimora as técnicas na unidade Senac.
Horas e horas de treinos diários, estudos de performance, análises e exercícios, sempre com concentração e foco no objetivo. O dia a dia de um verdadeiro atleta é o que guia a estudante Maria Cecília de Oliveira, de 20 anos, rumo à final estadual da Competição Senac de Educação Profissional, que será disputada em abril. A aluna participa da prova na categoria Cabeleireiro, que pode garantir passagem para a competidora tentar ser a melhor profissional do Brasil, representando Minas Gerais.
O trabalho é longo e se iniciou com uma etapa escolar, dentro da unidade Senac em Uberlândia. O passo mais recente foi a primeira prova estadual, que classificou dois concorrentes para um desempate, do qual a pessoa vitoriosa será a representante estadual, ou seja, uma verdadeira final.
Na rotina, dominam os simulados. A prova consiste em quatro práticas cronometradas, realizadas em manequins, em que o competidor recebe imagens de inspiração minutos antes e deve analisar e reproduzir a imagem o mais parecido possível da foto. São avaliadas as técnicas utilizadas e competências como postura profissional, sustentabilidade, organização, criatividade, adaptação e estabilidade emocional.
Maria Cecília iniciou sua trajetória na área da beleza atuando como manicure e auxiliar em um salão da região, com sua irmã. Natural de Monte Carmelo, a jovem encontrou em Uberlândia novas oportunidades de crescer na carreira com o curso do Senac. “No início do curso nos foram apresentadas as Competições Senac e eu já me interessei, perguntava frequentemente para os docentes sobre como funcionava e quando seria a seleção. Foi uma sensação maravilhosa quando fui selecionada para a próxima etapa. Estou muito animada e confiante para o desempate estadual, principalmente por estar vivendo essa experiência incrível e ter tido ótimos resultados até aqui”, comenta.
A Competição Senac de Educação Profissional – Desempate estadual está marcada para os dias 11 e 12 de abril e ocorrerá presencialmente na unidade Senac em Belo Horizonte – Venda Nova. A candidata do Triângulo concorre com competidor da cidade de Belo Horizonte pelo posto de representante de Minas Gerais.
Rotina de competição
O treinamento dura geralmente oito horas diárias, parte delas na unidade Senac, usando os equipamentos dos Salão-Escola. A preparação ocorre sob a tutoria da docente do Senac Vanessa Leal e já dura mais de sete meses. A profissional ajuda a montar os conteúdos dos treinos, provas e simulados.
Leal está pela terceira vez atuando como treinadora nas Competições, e nas primeiras duas ocasiões, também disputou o desempate estadual. “É maravilhoso e desafiador treinar um competidor com chances de chegar à etapa internacional. Saber que estou contribuindo com o crescimento profissional da nossa competidora, onde ela terá a chance de estar entre os melhores profissionais do Brasil e do mundo é algo que motiva e inspira ainda mais. A competição é um projeto maravilhoso com a disseminação e incorporação de novas técnicas entre docentes e alunos, reaplicado em sala de aula e que contribui com a formação de nossos futuros profissionais”, pontua.
Buscar um ouro inédito
Quem conquistar o desempate estadual terá o desafio de trazer para Minas pela primeira vez o título de melhor profissional do Brasil na área de Cabeleireiro, que atualmente é ostentado pelo Rio Grande do Sul.
A competidora Maria Cecília de Oliveira está confiante. “É uma grande responsabilidade e uma oportunidade única saber que posso representar meu estado em nível nacional, estar entre os melhores do Brasil. Estou me esforçando e me entregando para tentar trazer o melhor resultado possível para Minas, honrando esta grande oportunidade que o Senac está me oferecendo. E em todo esse processo sou grata todos os dias por ter o apoio de pessoas incríveis e muito importantes para mim”, finaliza.
Sobre a competição.
O Senac em Minas tem tradição nas competições de educação profissional. Em 2008, participou, pela primeira vez, da Olimpíada do Conhecimento, a maior da América Latina promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). A partir de 2016, o Departamento Nacional do Senac criou as Competições Senac de Educação Profissional, voltadas exclusivamente para atividades do comércio e serviços. De lá para cá, diversos alunos e avaliadores representaram a instituição nacional e internacionalmente.
As Competições Senac são compostas por três etapas: escolar, estadual e nacional. Os vencedores das etapas seguem adiante representando suas localidades e o ápice acontece quando os primeiros colocados em cada ocupação na etapa nacional representam o Brasil na WorldSkills, a maior competição de educação profissional do mundo. E é de Minas a melhor colocação da instituição na competição internacional. Em 2019, Miriam de Paula, de Belo Horizonte, conquistou o 2º lugar na categoria Cuidados de Saúde e Apoio Social.
A estreia internacional do Senac na Worldskills ocorreu em 2009, no Canadá e a instituição tem participado do evento global desde então. As edições seguintes ocorreram na Inglaterra (Londres, em 2011), na Alemanha (Leipzig, em 2013), no Brasil (São Paulo, em 2015), nos Emirados Árabes (Abu Dhabi, em 2017) e na Rússia (Kazan, em 2019). Em 2021, por causa das restrições da pandemia, a 46ª edição da competição, que seria em Xangai, na China, foi cancelada e em seu lugar foi realizada uma Edição Especial em vários países, em 2022. A próxima Worldskills será realizada em 2024, em Lyon, na França.
Sobre o Senac em Uberlândia
O Senac em Uberlândia é referência em ensino e qualificação profissional na região e possui um amplo portfólio de cursos técnicos, cursos livres, Aprendizagem Comercial e MBA, além de ser polo de Educação a Distância (EAD). Com duas unidades na cidade, a instituição, que faz parte do Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais, que integra a CNC – Confederação Nacional do Comércio, conta com salas de aula e laboratórios bem equipados e atualizados, buscando sempre o aprimoramento dos alunos e do aprendizado.
Fonte: Assessoria de Imprensa