Uberlândia

Ações de prevenção a queimadas serão levadas para o Pequis neste sábado (30)

No próximo sábado (30), as ações de combate às queimadas, desenvolvidas pelaPrefeitura de Uberlândia, em parceira com órgãos de segurança, prevenção e Câmara Municipal, serão levadas para o bairro Pequis, na zona leste do município. Segundo a Defesa Civil, três grandes incêndios foram registrados na região nos últimos dias e, por isso, a necessidade de intensificar a campanha de prevenção naquela região.

Todas as atividades serão realizadas naEscola Municipal Rosa Maria Melo, a partir das 8h, se estendendo até o período da tarde. Inicialmente, o Corpo de Bombeiros dará um curso para cerca de 30 brigadistas voluntários. Posteriormente, as outras atividades serão voltadas para os alunos, aproveitando o sábado dia letivo, externando também para a comunidade em geral. No local, também haverá exposição de animais empalhados e distribuição de material informativo.

“Nas últimas queimadas atendidas no bairro, a Defesa Civil presenciou crianças brincando próximas das áreas afetadas e, algumas delas, espalhando o fogo com galhos sem saber dos riscos dessa ação. Por isso, decidimos levar essa primeira atividade para o bairro Pequis, onde iremos trabalhar com as crianças e com toda a comunidade a importância da prevenção”, disse o assessor técnico da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico, Anderson Alves de Paula.

Todas as ações foram decididas em reunião realizada nessa terça-feira (26) na Câmara Municipal, juntamente com representantes da Prefeitura de Uberlândia, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Instituto Estadual de Florestas (IEF), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Associação de Moradores do bairro Pequis.

Objetivos

O primeiro propósito é a formação debrigadistas voluntários que serão treinados pelo Corpo de Bombeiros. O grupo será capacitado por essas instituições e, em breve, serão abertas inscrições para moradores de todos os bairros que tenham interesse em colaborar com esse plano de combate. “Vamos começar com essa primeira turma no Pequis, mas continuaremos o trabalho com a intenção de estender esse corpo para todas as regiões da cidade”, disse o tenente Paulo César Costa.

Outro tópico é a educação ambiental. O objetivo é levar informação necessária para crianças, jovens e adultos no intuito de evitar as queimadas. Os trabalhos serão feitos junto às comunidades, especialmente em locais considerados mais críticos, e escolas municipais para multiplicar o alcance desse conhecimento.

A terceira frente refere-se à fiscalização. “Além da conscientização, também precisamos mostrar que essas pessoas que provocam queimadas estão praticando um crime”, ressaltou Anderson de Paula.

Outras ações

Desde a semana passada, 40 profissionais da Secretaria de Meio Ambiente estão mobilizados para realizar a revitalização dos parques lineares do município, visando também à prevenção às queimadas. Nesta semana, a atuação das equipes é no Parque Linear do Santa Luzia, onde são feitos serviços de roçagem, capina, recolhimento de entulhos, retirada de massa verde e de espécies invasoras de plantas, além de materiais que também são fontes de combustão fácil para desencadear queimadas.

Antes de chegar ao Parque Linear do Santa Luzia, os trabalhos já contemplaram o Parque Linear do Rio Uberabinha e o Córrego do Carvão. Os próximos destinos são os parques lineares do Córrego Liso e do Córrego do Óleo.

Assessoria