Serviços

Prefeitura entrega novos veículos para Siate e Central de Ambulâncias

Município empregou tanto recursos próprios, viabilizados por meio de emendas de vereadores e também resultantes de leilão, quanto de recursos do governo estadual, com emenda de deputados

O Sistema Integrado de Atendimento a Trauma e Emergência (Siate) e outros serviços da saúde agora estão com reforços para continuarem garantindo o atendimento da população. Nesta terça-feira (16), a Prefeitura de Uberlândia entregou 10 novas ambulâncias que contribuirão para ampliar os atendimentos de resgate e simples remoção de pacientes. O investimento é de cerca de R$ 3,3 milhões, obtidos com recursos próprios do Município e do Estado e por meio de emendas de vereadores e deputados estaduais.

Parte da compra dos veículos foi possível após investimentos próprios da Secretaria de Saúde e de emendas dos vereadores Charles Charlão (PP), Eduardo Moraes (PSC), Gilvan Masferrer (DC), Ivan Nunes (PP) e Sargento Ednaldo (enquanto exercia o mandato). Do Governo Estadual, a contribuição ocorreu via Resolução SES/MG Nº 8.097 e emendas dos deputados estaduais Leandro Genaro (PSD) e Leonídio Bouças (PSDB).

“A Saúde é um compromisso que deve ser assumido por todos. A chegada dessas ambulâncias mostra a diferença que faz quando Executivo e Legislativo andam juntos por uma causa maior. Oferecer atendimento de qualidade à população, com eficiência e celeridade, é uma missão que nossa gestão assumiu, mas não é tarefa simples. Por isso, as boas parcerias são valiosas e bem-vindas para alcançar o maior objetivo do serviço público: levar atendimento a quem dele precisa”, disse o prefeito Odelmo Leão.

Das 10 ambulâncias, a do Siate recebeu duas com UTI e duas com semi-UTI. Já para a Central de Ambulâncias foram destinados quatro furgonetas e dois furgões, que fazem simples remoção.

O Siate

O Siate é um modelo exclusivo de Uberlândia, uma vez que conta com uma regulação médica única e equipes de atendimento mistas (profissionais do Município e militares). Com as atividades iniciadas em 31 de agosto de 2019, das ligações que chegaram à central, 18.800 foram solucionadas por um profissional da regulação médica via telefone, sem a necessidade de enviar uma viatura.

No modelo de serviço, os militares recebem os chamados pelo 193 e, ao observarem a necessidade de atendimento médico, direcionam os chamados para a regulação. Esta equipe, se identificar a necessidade de um resgate, envia uma ambulância ou UTI Móvel. Ao todo, são 65 profissionais, entre enfermeiros, técnicos em enfermagem e médicos, que realizam atendimento pré-hospitalar e de socorro da comunidade. A base do Siate está instalada na sede do 5º Batalhão do Corpo de Bombeiros, localizada na avenida Rondon Pacheco.

“É um serviço inovador, com prontuário eletrônico online e médico da regulação à disposição 24h. E isso dá mais segurança nos atendimentos, pois tudo está registrado. Além disso, as equipes estão em constante aprimoramento, alinhando o conhecimento médico com a experiência dos militares em atendimentos de urgência e emergência. Isso é um fator primordial no Siate e que poucos serviços no Brasil têm”, destacou o secretário Municipal de Saúde, Clauber Lourenço.

Fonte: Secom-PMU