Serviços

Prefeitura disponibiliza agendamento de vacina da gripe para pessoas acamadas

Com o cadastro feito no Portal, equipe da unidade de saúde de referência entrará em contato para fazer o agendamento e realizar a vacinação em domicílio

A Secretaria Municipal de Saúde está com agendamento online aberto para vacinação contra a gripe de pessoas acamadas. Para solicitar a vacinação em casa para pessoas que estão acamadas, basta acessar o Portal da Prefeitura e clicar na opção que permite o cadastro, disponível na seção “Vacinação” da página da Secretaria Municipal de Saúde.

No cadastro, é necessário preencher o CPF e data de nascimento da pessoa que deverá receber a dose da vacina da gripe. Após essa etapa, a equipe da unidade de saúde de referência entrará em contato para fazer o agendamento.

Lançada no dia 25 de março, a 26ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza busca garantir que as pessoas mais vulneráveis às complicações da gripe fiquem protegidas e segue até o final de maio. Mesmo com a liberação das doses para toda a população, determinada pelo Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio das equipes do Programa de Imunização, tem intensificado o trabalho para que o público prioritário, especialmente crianças, gestantes e idosos, compareceram nas unidades de saúde.

A campanha de vacinação contra a gripe é voltada para idosos com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a menores de 6 anos, trabalhadores de saúde, gestantes, puérperas (45 dias após o parto), professores do ensino básico e superior, profissionais das Forças Armadas e de segurança e salvamento, pessoas com doenças crônicas e outras comorbidades, com deficiência permanente, caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo urbano e rodoviário de passageiros.

A vacina está disponível nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) dos bairros Tibery, Martins, Planalto, Luizote e Pampulha, das 8h às 21h, e nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBFS), das 7h30 às 16h30. Já nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), o atendimento vai das 8h às 18h30, e nas UBS dos bairros Roosevelt, Tocantins e Brasil, é das 8h às 21h. (Clique aqui e confira os endereços das unidades no Portal da Prefeitura).

Importância da vacinação

Também conhecida como gripe, a Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório e tem elevada transmissibilidade. A vacinação que imuniza a população na rede pública é trivalente, ou seja, protege contra três tipos de Influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B.

A vacina é segura e reduz as complicações que podem levar aos casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos principalmente nos grupos de alto risco. Por isso, é preciso que o público-alvo compareça aos postos para receber a dose.

Foto: Araípedes Luz/Secretaria de Governo e Comunicação

Secom PMU