Serviços

Prefeitura aplica 7.095 doses da vacina contra a dengue durante fim de semana de mutirão

Atendimento neste sábado (13) e domingo (14) foi exclusivo para crianças de 10 a 14 anos cadastradas pelos responsáveis no sistema da Prefeitura; nova estratégia para distribuição do restante das doses será divulgada durante esta semana

O primeiro mutirão de vacinação contra a dengue foi encerrado no final da tarde deste domingo (14) com 7.095 doses aplicadas, em dois dias, em crianças de 10 a 14 anos cadastradas no sistema do Portal da Prefeitura de Uberlândia. Durante esta semana, a Secretaria Municipal de Saúde vai divulgar a estratégia a ser adotada para garantir a imunização com as cerca de 5 mil doses restantes do lote enviado pelo Ministério da Saúde.

“Nesta primeira ação, conseguimos distribuir quase 70% dos cerca de 12 mil imunizantes enviados pelo Ministério da Saúde. Mobilizamos o público-alvo, que compareceu às cinco UAIs e três UBSFs destinadas aos dois dias de mutirão. Agora, trabalhamos para que mais crianças possam ser beneficiadas. Em breve, divulgaremos onde e quando serão aplicadas as demais doses desse lote. Além disso, reforço que o prefeito Odelmo Leão já acionou o Ministério da Saúde para conseguir mais doses da vacina contra a dengue para a nossa cidade, uma vez que essas 12 mil são bem aquém do quantitativo necessário para atender toda a faixa etária de 10 a 14 anos”, disse o secretário municipal de Saúde, Adenilson Lima.

Considerando a quantidade insuficiente de 12 mil doses enviadas pelo Ministério da Saúde ao município e para garantir o atendimento da nota técnica nº 39/2024 do órgão federal, a Prefeitura de Uberlândia disponibilizou o cadastro online prévio na última semana para operacionalizar a imunização. A princípio, o agendamento estava restrito a crianças de 10 e 11 anos, mas, devido à morosidade e baixa procura por parte dos responsáveis, foi feita a ampliação, a partir de quinta-feira (11), da possibilidade de atendimento para crianças de 10 a 14 anos.

Os responsáveis puderam optar por um horário entre os dois dias de mutirão e o local de vacinação, entre as Unidades de Atendimento Integrados (UAIs) Martins, Pampulha, Luizote, Tibery e Planalto e as Unidades Básica de Saúde da Família (UBSFs) Shopping Park 1, Morumbi 1 e Jardim Brasília 2. O balanço final do Programa Municipal de Imunização aponta que 4.140 crianças foram imunizadas no sábado e 2.955 neste domingo.

Imagem: Danilo Henriques/Secretaria de Governo e Comunicação- PMU

Secom- PMU