Serviços

Cemig orienta Bombeiros de Uberlândia sobre atuação em ocorrências envolvendo eletricidade

Visando ampliar para toda a sociedade a rede de prevenção e controle de acidentes envolvendo a eletricidade, a Cemig realiza palestra orientativa para os Bombeiros Militares de Uberlândia, com o intuito de subsidiar a atuação desses profissionais no atendimento a ocorrências que envolvem instalações elétricas. A palestra acontece nesta terça-feira, 03/10, às 09 horas, no auditório do 5º Batalhão de Bombeiros Militar, em Uberlândia.

Marcos Alcides Pereira de Lima, técnico de segurança do trabalho da Cemig, informa que essa iniciativa visa fornecer aos militares o conhecimento adequado para atuar em situações de emergência envolvendo locais energizados ou potencialmente energizados. “A energia elétrica, na maioria das vezes, não apresenta indícios de sua presença, portanto, a informação é a melhor forma de atuar com segurança visando prevenir acidentes que envolvam eletricidade”, destaca Marcos Lima.

As equipes da Cemig atuam em situações adversas, necessárias à manutenção da continuidade do fornecimento de energia e à segurança da população. Em diversos casos, se faz necessária a atuação dos Bombeiros, seja no período seco, quando há aumento de incêndios em imóveis e queimadas em áreas próximo à rede elétrica, ou no período chuvoso, em que quedas de árvores durante tempestades, podem atingir a fiação elétrica e demandar atuação conjunta das equipes da Cemig e dos militares.

“Em nossas rotinas de trabalho, muitas vezes nos deparamos com atendimentos que envolvem a eletricidade. Encontros como este nos permitem reciclar conceitos e aperfeiçoar as ações necessárias para proteger os militares e agilizar o atendimento visando preservar vidas e bens materiais”, destaca o 1º tenente Laurence Silva, do 5º Batalhão de Bombeiros Militar.

Curso gratuito online sobre uso seguro da energia

Com o objetivo de reforçar o tema segurança com a energia elétrica para toda a sociedade, a Cemig disponibiliza, por meio da universidade corporativa UniverCemig, um curso a distância sobre o uso seguro da energia, totalmente gratuito e disponível para toda a população acima de dez anos de idade.

O curso é composto por textos, vídeos e atividades sobre o tema, e está organizado em cinco tópicos, totalizando 40 horas de duração. As inscrições para o curso “Uso Seguro da Energia” podem ser feitas no site da UniverCemig, na aba “curso EaD gratuitos” (www.univercemig.cemig.com.br/ead).

Fonte: Cemig Imprensa Triângulo