Teve início nessa quarta-feira (2/8) o Curso de Qualificação Profissional em Eletricista Predial, promovido pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet), em parceria com a Subsecretaria de Prevenção à Criminalidade (Supec), da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). A capacitação é destinada a 22 cidadãos de Belo Horizonte e Região Metropolitana atendidos por dois programas de prevenção: o Programa de Inclusão Social de Egressos do Sistema Prisional (PrEsp) e a Central de Acompanhamento de Alternativas Penais (Ceapa).
O curso tem 300 horas/aula, e é uma estratégia para promover a reintegração social e diminuir as taxas de reincidência criminal, visando capacitar as pessoas para o mercado de trabalho formal, na área do empreendedorismo, ou ainda na economia solidária — associativismo e cooperativismo. Todas as aulas serão realizadas no Campus II do Cefet, no bairro Nova Gameleira, em Belo Horizonte.
O subsecretário de Prevenção à Criminalidade, Matuzail Martins da Cruz, prestigiou a aula inaugural no Cefet e revelou a preocupação em fornecer uma formação profissional de qualidade aos atendidos pelos programas. “Temos certeza que haverá mudanças positivas na vida de todos os alunos. Este curso representa uma possibilidade de conquistas técnicas, mas também, sociais e humanas. O Cefet é uma das instituições de ensino mais renomadas do país”, reflete o subsecretário.
Apoio
Os recursos para a viabilização do curso foram obtidos pelo Cefet, junto à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). O Poder Judiciário também é parceiro desta inciativa, fornecendo o custeio do transporte para os alunos, por meio de verba pecuniária.
A escolha pelo curso de eletricista predial levou em conta a demanda apresentada pelo público e a possibilidade de oferta da formação por uma instituição de prestígio, que se mostrou sensível aos desafios impostos ao público da Ceapa e do PrEsp.
Assessoria