Segurança pública

Segurança Pública – Alô Uberlândia

Cidade de Araguari amanheceu “tremendo” – Ação conjunta das forças de Segurança de Minas e Goiás realizam Operação “Prometheus” na “cidade sorriso”

Por Cássia Bomfim

Início desta quarta-feira (28), por volta das 5h da “madruga”, em Araguari, cidade bem próxima de Uberlândia (30km), no Triângulo Mineiro foi bem movimentado…”as galinhas beberam água sem cacarejar”. Equipes de policiais civis e militares de Minas e Goiás, chegaram com todo aparato policial e respaldados no Poder Judiciário para mais uma ação de combate ao crime organizado, que tem gerado terror na cidade e região. A ação conjunta foi denominada Operação Prometheus. Além de vários militares de Araguari e Goiás, também participaram policiais civis, além de militares do Exército Brasileiro. O objetivo foi potencializar ações voltadas à prevenção de Crimes Violentos, sobretudo Homicídios. Os alvos foram indivíduos, que para alguns são considerados “vítimas da sociedade”, mesmo que praticam violência, às vezes extremas, contra pessoas de bem e/ou entre grupos rivais. Segundo as Forças de Segurança, são pessoas envolvidas em gangues que atuam no “comércio” de entorpecentes que acabam ceifando vidas e destruindo famílias. O foco da operação foi o cumprimento de 10 Mandados de Busca e Apreensão, expedidos pelo Poder Judiciário. Os policiais foram nas residências dos envolvidos com os grupos “invernais” responsáveis pelo tráfico de drogas em Araguari.
*A Força de Segurança contou com o 53º Batalhão da Polícia Militar (BPM), Departamento da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) de Araguari, 2ª BRAVE, 9ª Cia Ind PE, Exército Brasileiro, Polícias Civil e Militar de Goiás (PCGO e PMGO).
Resultado:
10 Mandados de Busca e Apreensão
06 Presos, sendo 04 em flagrante e 02 foragidos
03 Armas de fogo
24 Cartuchos intactos calibre.380
50 Cartuchos intactos calibre.357
10 Cartuchos deflagrados calibre.357
44 Papelotes de cocaína
05 Buchas de maconha
03 Cigarros “bolados” de maconha
01 Tablete de maconha
01 Pedra de crack
Balança de Precisão (usada para pesar as drogas)
Dinheiro em espécie
02 Animais silvestres
Em entrevista coletiva à imprensa, o Delegado Felipe Oliveira Monteiro e o Comandante do 53º BPM, Vanderlan Alves Gomes agradeceram o trabalho conjunto de todos os envolvidos, bem como ao trabalho do Poder Judiciário na liberação dos Mandados. Além disso, ambos consideraram exitosa toda a operação e determinação das equipes. De acordo com eles, estas operações são importantes para surpreender as ações de gangues e grupos que aterrorizam a sociedade de bem, fazendo-se que as Leis prevaleçam e os culpados respondam por atos criminosos. Vale ressaltar que a iniciativa foi implementada após uma série de casos de homicídio ocorridos em Araguari desde o início do ano. Entretanto, de acordo com os policiais, certamente que a comunidade desempenha um papel importante, podendo fazer denúncias pelo número 181 ou 190, sem que se comprometa, mas tenha dados específicos para as ações policiais sejam bem sucedidas e atenta os cidadãos de bem da sociedade.