A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), por meio da 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil, recuperou no sábado, dia 8, em Uberlândia, um trator agrícola com grade de arado, que havia sido desviado mediante fraude praticada por quadrilha especializada em fazer locação de maquinas por meio de golpe em determinada cidade e no trajeto para a entrega do bem o desvia para outro lugar de modo que as vítimas, quando percebem a fraude, não conseguem mais reavê-lo.
A recuperação do trator com o implemento foi feita por policiais da 5ª Delegacia de Polícia, após receberem denúncia da ocorrência do golpe. O empresário que alugou o maquinário, cuja empresa é em Sete Lagoas, e acompanhava o trajeto dele com destino a Jaguaraçu, no Leste de Minas, viu que o caminhão que o transportava passava por Araguari, suspeitou de golpe e acionou a Polícia Civil e desde aquele horário os policiais uberlandenses passaram a monitorá-lo.
Os bens foram encontrados e apreendidos num galpão do bairro Jardim Brasília, logo após chegarem em Uberlândia. O motorista da carreta que os transportou não soube dar mais informações, mas foi conduzido para a Delegacia de Plantão para prestar depoimento. O proprietário dos bens foi avisado da recuperação e informou aos policiais que o trator com a grade de arado, estão avaliados em cerca de R$ 450.000,00. O trator é da marca Valtra, modelo BH 180.
A Polícia Civil em Uberlândia tem desencadeado diversas ações para combater esse tipo de estelionato e desmantelar as quadrilhas que agem no município. As investigações para identificar os estelionatários e indiciá-los pelo crime estão em andamento. A ação de sábado foi denominada de Operação Ápate, numa alusão à mitologia grega, em que um espírito personifica o engano, a fraude e o dolo.
Equipe que atuou na operação
Delegada da 5ª DP Daniela Novais Santana. Investigadores: Thiago Félix Borges e Fernando Rodrigues Silva. Escrivães: Leonardo Thadeu e André Soares. Inspetores: Thiago Araújo e Douglas Borges
Fonte: Assessoria de Imprensa da 1ª DRPC de Uberlândia-MG-