A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), por meio da 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil, participou hoje (quinta-feira, 13), em Uberlândia, juntamente com a Polícia Civil de Goiás da Operação “Sanctus Ager”, desencadeada de forma simultânea pelas policias de quatro estados da Federação. O objetivo da ação é desmantelar organização criminosa que atua em roubo de defensivos agrícolas em zona rural de Goiás, Minas Gerais, Rondônia e Roraima.
Em Uberlândia, a operação conjunta logrou êxito em prender o líder do grupo, um criminoso de 50 anos, residente no Bairro Brasil, que comandava o esquema criminoso e receptava os produtos roubados. O homem, cujo nome não revelado teve mandado de prisão temporária cumprido e vai ficar no Presídio Professor Jacy de Assis, em Uberlândia, à disposição do Poder Judiciário.
A polícia iniciou as investigações para desmantelar a quadrilha após um roubo de agrotóxicos ocorrido em agosto do ano passado, em Orizona (GO). Na época, os bandidos renderam pai, mãe e filha, numa fazenda, os mantiveram reféns por várias horas e levaram uma carga avaliada em R$ 400.000,00. A partir do fato, a Polícia Civil de Goiás identificou a ramificação da quadrilha e apurou que ela atuava nos quatro estados e que o cabeça do bando era de Uberlândia.
Hoje (quinta-feira, 13), pela manhã, o chefe do 9º Departamento de Polícia Civil, Marcos Tadeu de Brito Brandão, e o delegado Felipe Salas, de Goiás, que atuou na prisão do alvo principal, conversaram com a imprensa sobre a operação. De acordo com os dois, na data de hoje foram cumpridos cinco mandados de prisão e sete mandados de busca e apreensão nos quatro estados. Um irmão do alvo principal foi preso em Catalão (GO). O nome da Operação, escolhido pela PC de Goiás, significa Campo Sagrado, ou seja, a terra é sagrada e deve ser protegida.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Polícia Civil de Uberlândia (MG)