Belo Horizonte/MG – Na manhã de hoje, 3/10, a Polícia Federal deflagrou a Operação “Dinheiro Fácil”, para combater a oferta e a comercialização de moeda falsa. Foram cumpridos três mandados judiciais de busca e apreensão nas cidades de Belo Horizonte, Igarapé/MG e Vespasiano/MG.
As investigações identificaram que a oferta de células falsas de moeda brasileira era feita por meio de rede social e de aplicativo de mensagens instantâneas. O modus operandi dos investigados consistia em oferecer cédulas falsas pela rede social e por meio de grupos fechados dentro do referido aplicativo de mensagens. Os investigados declaravam tratar-se de notas de ótima qualidade e que teriam passado em testes de autenticidade. As cédulas falsas eram encaminhadas pelo correio aos interessados, após depósito bancário em favor do falsário.
Durante o cumprimento dos mandados judiciais de busca e apreensão, foram apreendidos simulacros de cédulas que podem ter servido de matriz para a fabricação das notas falsas, além de uma cédula falsa de 100 reais e mídias. Houve a prisão em flagrante de uma mulher pelos crimes de moeda falsa e de petrechos para falsificação de moeda, cujas penas somadas podem alcançar dezoito anos de reclusão.
As investigações prosseguirão, com a análise de todos os materiais e mídias apreendidos, a fim de identificar e delimitar as condutas de todos os autores dos fatos delituosos em questão.
Comunicação PF/MG