Segurança pública

PCMG participa da operação Falso Frete em conjunto com a PCSP e PCGO

Na manhã desta terça-feira (16/4), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) participou da operação Falso Frete, desencadeada pela Polícia Civil de São Paulo nos estados de São Paulo, Goiás e Minas Gerais. A Polícia Civil de Goiás também participou da ação. Dois homens foram presos – um, de 40 anos, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, e outro, de 43, em Trindade (GO) – pelos crimes de furto qualificado, falsificação de documento, falsa comunicação de crime e organização criminosa.
Investigações

As investigações tiveram início em maio de 2023, a partir do registro de uma ocorrência de um suposto roubo de carga de transformadores elétricos, avaliada em mais de R$ 700 mil. O motorista, residente da cidade de Trindade (GO), informou que havia sido roubado em Barretos (SP).

Após apurações, os policiais descobriram que o roubo noticiado não ocorreu, tratando-se, na verdade, de desvio de carga com conluio do motorista. Para efetuar o carregamento dos transformadores, o homem teria utilizado documentos falsos.

Os policiais também elucidaram o envolvimento de outro homem, morador da cidade de Uberlândia, que seria o responsável pela intermediação e venda da carga. Segundo levantamentos, a carga teria sido transbordada na cidade de São Carlos (SP).

Prisão

Os investigados foram detidos por cumprimento de mandado de prisão. Na ocasião, também foram cumpridos mandados de busca e apreensão em Uberlândia, Trindade (GO) e, ainda, no município de São Carlos (SP).

As investigações prosseguem para apurar o envolvimento de outras pessoas, bem como para verificar se os suspeitos praticaram outras infrações penais semelhantes.

A operação Falso Frete foi realizada pela Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Barretos, com apoio de agentes da Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (DISE); do Grupo de Operações Especiais (GOE) de Barretos; da DIG de São Carlos; da Delegacia Regional de Polícia Civil em Uberlândia e do 1º Distrito Policial de Trindade.

ASCOM-PCMG