Segurança pública

Operação Beholders: foragido há cerca de 20 anos, acusado de homicídio qualificado e outros crimes em Minas, é preso no interior de Alagoas

Foi deflagrada hoje, 3 de abril, a sexta fase da operação Beholders, que prendeu, no interior do estado de Alagoas, um homem que se encontrava foragido da Justiça há cerca de vinte anos. A operação foi deflagrada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) de Montes Claros, pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), e pelo Gaeco de Alagoas, em apoio à Promotoria de Justiça de Monte Azul, município do Norte de Minas.

J.I.M.M., agora sob custódia, possuía mandado de prisão em aberto, acusado de ser o autor homicídio qualificado, praticado em 2004, em Monte Azul. A pena para o crime pode chegar a trinta anos de reclusão. Também já havia sido condenado a 14 anos de reclusão por roubo qualificado em Nanuque, e possui ainda uma condenação pela Justiça Militar.

Além disso, o homem, que à época do crime era considerado “temido pistoleiro” em várias regiões de Minas Gerais, possui extensa ficha criminal, com registros de homicídios tentados e consumados, roubos qualificados, lesões corporais, ameaça e rapto, entre outros delitos. Para se manter impune, em Piranhas, ele se apresentava com nome e documentação falsos, sendo inclusive eleito suplente de vereador nas eleições municipais de 2020.

Após trabalho de inteligência com técnicas de investigação avançadas, a equipe do Gaeco de Montes Claros deslocou-se até a cidade de Piranhas, em Alagoas, e, em apoio à Polícia Militar daquele estado, foi possível localizar e prender o foragido. Segundo o Gaeco de Montes Claros, o sucesso da operação deve-se ao trabalho realizado pela PMMG, por meio do GCOC-R11, assim como ao apoio prestado pela Unidade de Inteligência Policial da Delegacia de Polícia Federal em Montes Claros.

Agora, o MPMG solicitará o recambiamento do preso para que responda pelos delitos objeto de ação penal perante a Justiça mineira, bem como oficiará os órgãos de persecução penal alagoanos para apuração da utilização de documentos falsos promovida pelo foragido.

A operação Beholders, atualmente em sua sexta fase, foi instituída pelo Gaeco de Montes Claros com o objetivo de localizar e prender foragidos da Justiça mineira escondidos neste ou em outros estados da Federação.

Ministério Público de Minas Gerais