Região

Senac em Minas oferece curso gratuito de assistência de enfermagem para pacientes diabéticos

Docente do Senac explica a importância de curso essencial para profissionais da saúde

O Senac em Minas oferece, nas unidades em Alfenas e Uberaba, o curso Assistência de Enfermagem para Pacientes com Pés Diabéticos, que faz parte do programa Senac+ e Programa Senac de Gratuidade (PSG).

A docente do Senac, Ariane Aparecida Rodrigues, enfatizou a importância do curso destacando sua relevância na capacitação de profissionais da saúde para oferecerem cuidados especializados e de qualidade. “O curso aborda a complexidade dos cuidados com os pés diabéticos, visando à prevenção de complicações graves, como úlceras e amputações, por meio de uma abordagem holística que inclui educação para o autocuidado, identificação precoce de problemas e colaboração interdisciplinar”.

Sobre a doença, foi explicado que o pé diabético é uma complicação séria do diabetes, resultante de danos nos nervos e vasos sanguíneos dos pés, podendo levar a úlceras, infecções e amputações. Quanto à prevenção, a docente destacou a importância do controle adequado da glicemia, educação sobre cuidados com os pés, interrupção do tabagismo, controle de outros fatores de risco e promoção de hábitos de vida saudáveis. “O foco não se limita apenas à prevenção das complicações físicas, mas também à promoção do bem-estar geral e à educação contínua do paciente sobre o manejo adequado do diabetes”.

Ariane ainda ressaltou o diferencial do ensino no Senac, “é importante ressaltar que o Senac se destaca por seu corpo docente altamente qualificado, a metodologia de ensino dinâmica e interativa, além dos recursos de infraestrutura de qualidade oferecidos pela instituição”.

A formação é direcionada a profissionais da área da saúde, especialmente enfermeiros e técnicos de enfermagem, com o objetivo de fornecer conhecimentos específicos sobre o cuidado e o tratamento de pacientes com diabetes que apresentam complicações nos pés.

Diante da prevalência crescente do diabetes e das possíveis complicações associadas, como úlceras e neuropatia periférica, o curso aborda aspectos como prevenção de lesões, cuidados com a higiene, avaliação de feridas, tratamentos adequados e técnicas de curativos. A formação busca capacitar os profissionais para oferecerem uma assistência qualificada e segura, visando a melhoria da qualidade de vida e a prevenção de complicações graves decorrentes da diabetes nos membros inferiores.

Para se inscrever, os interessados devem comparecer presencialmente em uma das unidades do Senac que oferecem a formação e apresentar documento com foto, CPF, comprovante de residência e comprovante escolar. Menores de idade deverão comparecer acompanhados dos responsáveis legais.

Os cursos PSG são destinados a pessoas com renda familiar per capita inferior a dois salários mínimos. Já o Senac+ atende empresas credenciadas, proporcionando oportunidades de qualificação a seus colaboradores de forma gratuita. Ambos os programas visam democratizar o acesso à educação profissional.

Para outras informações sobre os cursos do Senac e inscrições, acesse o site do Senac, entre em contato pelo WhatsApp (estadual) 31 3057-8600, ou presencialmente na Central de Relacionamento das unidades.

Serviço

Curso Assistência de Enfermagem para Pacientes com Pés Diabéticos

Inscrições:

Senac em Alfenas – Av. Mário Barbosa Vieira, 1174 – Loteamento do Trevo
Senac em Uberaba – Avenida Dr. Odilon Fernandes, 333 – Estados Unidos
Outras informações:

Senac em Alfenas: (35) 2141-5600
Senac em Uberaba: (34) 3334-3400

Ascom Senac