PCMG deflagra operação Tabuleiro em Patos de Minas
Na manhã desta quinta-feira (4/5), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), com apoio da Polícia Militar, deflagrou a operação Tabuleiro: Fase Xeque, com o objetivo de desarticular um grupo do crime organizado que tentava se estabelecer em Patos de Minas e em cidades próximas da região do Alto Paranaíba.
Durante a ação policial foram cumpridos 41 mandados de busca e apreensão em diversos bairros da cidade de Patos de Minas e Vazante, culminando na prisão de quatro pessoas em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo. Durante as buscas, com emprego de cães, as equipes policiais apreenderam drogas, balança de precisão, arma de fogo, dinheiro e celulares.
A ação é fruto de investigações da PCMG que duraram quase oito meses, sendo apurado indícios de que diversos indivíduos estariam integrados e atuando em uma organização criminosa na cidade, cometendo crimes graves como torturas, homicídios, tráfico de drogas, entre outros.
Dessa forma, a PCMG representou ao Poder Judiciário pela expedição de mandados de busca e apreensão, sendo deferidos 41 mandados, os quais foram cumpridos hoje.
O nome da operação é uma referência ao primeiro movimento realizado pela PCMG em Patos de Minas, com o apoio da Polícia Militar, do Ministério Público, do Poder Judiciário e da sociedade, com o propósito de combater criminosos que integram e praticam crimes diversos em nome da organização criminosa, colocando em xeque as atividades ilegais, em uma iniciativa que será seguida de outras ações de investigação.
A operação contou com a participação de 55 policiais civis do 10º Departamento da PCMG em Patos de Minas, com apoio da Coordenação Aerotática (CAT) e do canil da Polícia Civil. Também participaram 60 policiais militares, com suporte da Ronda Ostensiva Com Cães (Rocca). Foram empenhadas 15 viaturas da PCMG e outras 21 da Polícia Militar.
Fonte: ASCOM-PCMG