O treinamento teórico e prático aconteceu na 9° RISP (Região Integrada de Segurança Pública). Os assuntos abordados foram: a instrução técnica operacional nº19 das normas regulamentam as operações aéreas do Corpo de Bombeiro, incluindo a segurança das operações, aspectos importantes da fisiologia de voo, as influências da altitude no atendimento e resgastes em locais de difícil acesso.
A aeronave segue todas as regulamentações da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Nelson Santana Camargos, Major da 4ª Companhia Especial de Operações ministrou o curso em conjunto com Dr. Martin Ferreira Bucek Médico do Samu de Belo Horizonte e Valéria de Oliveira Campos Murta enfermeira do Samu de Belo Horizonte, reafirmando a importância do trabalho em conjunto das duas instituições. “A nova ferramenta traz agilidade aos serviços de urgência e emergência realizando o resgate de vítimas em áreas remotas e a transferência de pacientes. A unidade aérea reduz o tempo de resposta dos atendimentos à população com segurança e eficácia” pontua secretário executivo do CISTRI, Rodrigo de Alvim Mendonça.
O Curso de regaste e transporte aeromédico foi ofertado pelo Consorcio Publico Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião Triangulo Norte (CISTRI) e pelo Batalhão de Operações Aéreas (BOA).
Informação e Imagem SAMU