Região

FOTOGRAFIA RARA DE DONA BEIJASERÁ EXPOSTA EM ESTRELA DO SUL

Por Pedro Popó

Uma fotografia de Ana Jacintha de São José, a Dona Beija, dada como muito rata, estará exposta na Casa da Cultura e Museu Irmãos Rosa, em Estrela do Sul, que serão reabertos ao público para visitação a partir de abril. A informação foi dada pelo jornalista Pedro Divino Rosa, o Pedro Popó, o caçula dos irmãos e o administrador do espaço cultural criado por ele e pelo seu irmão, o professor e historiador Mário Lúcio Rosa, falecido em 13 de abril de 2023.
A exposição da fotografia será no dia 13 de abril e ficará por tempo determinado como forma de lembrar a passagem de um ano do falecimento do historiador, que fundou a Casa da Cultura em 1985 e foi secretário municipal de Cultura em Estrela do Sul por duas vezes.
Em 1984, o historiador Mário Lúcio Rosa encabeçou um movimento com o objetivo de preservar o patrimônio histórico, artístico e cultural da localidade, juntamente com seus irmãos, o cineasta Almir Antônio Rosa, o Almir Almas, pai da atriz global Ana Hikari, e o jornalista Pedro Divino Rosa, o Pedro Popó, que era vereador no município naquela época. Graças a iniciativa, foi dado o primeiro passo para que a cidade ficasse conhecida.
Pedro Popó contou que a fotografia lhe foi um presente ganhado de uma de seus entrevistados no seu livro “Dona Beija”, lançado em 1997. A obra é uma biografia da famosa personagem relatada pelos seus últimos descendentes diretos e teve quatro edições, todas esgotadas. De acordo com o jornalista, certamente essa fotografia é hoje a única existente, pois na época foram tiradas poucas unidades. “Ao que tudo indica, essa foi tirada em 1873, na casa de Dona Beija em Estrela do Sul. A primeira fotografia no Brasil foi tirada em 1840, no Rio de Janeiro”.