Região

“CASA DA CULTURA E MUSEU IRMÃOS ROSA” TEVE
REABERTURA NO SÁBADO, EM ESTRELA DO SUL

Foto rara de Dona Beija, pertencente ao acervo, foi mostrada pela primeira vez

Com a presença de moradores de Estrela do Sul e de convidados, dentre eles o conceituado jornalista Ivan Santos, que veio especialmente para prestigiar o evento, os Irmãos Rosa de Estrela do Sul realizaram no sábado, 13 de abril, às 16 horas, a reabertura ao público da Casa da Cultura e Museu Irmãos Rosa, na Bagaginha. O ato serviu para lembrar o primeiro ano de falecimento de seu fundador, o professor Mário Lúcio Rosa, falecido em 13 de abril de 2023.

A reabertura, segundo o jornalista Pedro Divino Rosa (Pedro Popó), o caçula dos Irmãos Rosa e que com Mário Lúcio Rosa construiu com recursos próprios o espaço cultural, é simbólica e tem como objetivo, além de homenagear o seu fundador, iniciar um movimento para a sua ampliação. Como no local não há mais espaço para abrigar os pertences, os irmãos tiveram que instalar parte do acervo numa casa alugada na mesma rua e a biblioteca na casa da mãe deles.

Durante o evento, conforme já havia anunciado antes, o jornalista apresentou ao público, pela primeira vez, uma fotografia muito rara de Dona Beija, que faleceu em Estrela do Sul no dia 20 de dezembro de 1873, de nefrite. A relíquia, frisou o caçula dos Irmãos Rosa, foi doada por uma das tataranetas da personagem, entrevistada por ele para o seu livro “Dona Beija”, de 1997, e que teve quatro edições esgotadas. A obra traz a biografia dela contada pelos descendentes.

A visitação à Casa da Cultura e Museu Irmãos Rosa será feita por agendamento e será acompanhada por um monitor. A Família Rosa é responsável pela luta que colocou Estrela do Sul no rol das cidades históricas de Minas Gerais.

Hoje é composta pela matriarca, Dona Geralda, que fará 92 anos em maio, e mora em Estrela do Sul e pelos cinco filhos (Alci, Donizete, Linda, Almir e Pedro). Almir é pai da atriz Ana Hikarii, que está na novela “Família é Tudo”, da TV Globo.

Também compareceram, dentre outros, a escritora Shirley Pimenta, a jornalista Dolores Mendes e o fotojornalista Paulo Augusto; a professora aposentada Zaida Lopes Carrijo, que lecionou para a maioria dos Irmãos Rosa, a jornalista Isabel Bacelar, a pesquisadora Simone Alves Ribeiro, a ativista cultural Ana Luisa e o marido Pedro Luciano Amaral, o empresário Wilham Mendes Carneiro, o funcionário público Cláudio Amir Ramos e o mecânico Wagner Zarur Medeiros.

Assessoria de Imprensa