Região

Artesãs de Araguari participam de missão técnica para conhecer o artesanato do Sul de Minas

Visita faz parte das ações do Sebrae Minas para fortalecer a identidade e origem das peças artesanais produzidas no Triângulo Mineiro

Um grupo de 25 artesãs de Araguari, no Triângulo Mineiro, participou de uma missão técnica às cidades de Delfim Moreira e Maria da Fé, no Sul do estado. A iniciativa promovida pelo Sebrae Minas, com apoio da Fundação Araguarina de Cultura (Faec), teve o propósito de promover o intercâmbio cultural, disseminar saberes e fazeres, e potencializar o engajamento das participantes por meio da observação das boas práticas de organização, coletividade e governança.
A missão ocorreu de 26 a 28 de maio, e incluiu visita aos ateliês de Domingos Tótora, João Paulo e Leonardo Bueno, artistas com destaque internacional. As artesãs também conheceram a história de superação dos moradores de Maria da Fé, que encontraram no artesanato feito com papelão uma alternativa de renda para as famílias, quando a crise na produção de batata levou à falência muitos produtores rurais.
“Essa missão técnica permite às artesãs de Araguari um novo olhar para seu trabalho, além de realizar uma troca de conhecimento com grupos de artesãos, e desenvolverem conexões importantes para identificação de boas práticas”, destaca a analista do Sebrae Minas Beatriz Bertoldo.

A artesã Karla Lavareda cria peças a partir do reuso da borra do café. Depois de muitas experiências, ela desenvolveu uma matéria prima que carrega a relação da cidade de Araguari com o café, e produz chaveiros, imãs de geladeira, caixinhas e colares de mesa. “Ao conhecer a história do artesanato no Sul de Minas, a gente se inspira para atingir o mesmo objetivo dos profissionais da região. Eles têm brilho nos olhos, acreditam e enxergam o artesanato como negócio e a possibilidade de viver da arte. Quero me especializar, investir em maquinário e conhecimento para levar a minha pequena produção até o mercado consumidor,” finaliza.

Crédito: Divulgação

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas | Regional Triângulo