No próximo sábado (29/9), às 18h, o saguão do Aeroporto de Uberaba receberá o escritor uberabense Renato Muniz, os músicos Lucas Pedroso e Luis Otávio, e o sebo da Josi, para a primeira edição do projeto “Arte no Saguão”. Na ocasião, após a apresentação musical (trompete e teclado), o público poderá participar do lançamento do livro “Quando a saudade é o tempero” e de uma deliciosa conversa sobre os caminhos que levam à escrita.
“Quando a saudade é o tempero” é um livro de histórias curtas unidas por uma mesma temática. Na obra, estão reunidas crônicas que abordam, na forma de memórias de infância, os sabores da roça, a culinária do interior, as cores, o clima e alguns hábitos presentes nas fazendas dos chapadões, dos vastos campos e furnas do Triângulo Mineiro.
Não é um livro de receitas no sentido convencional, mas algumas delas aparecem como se fossem personagens, junto a crianças que nadavam em rios, cachoeiras e passavam tardes em deliciosos pomares. São recordações de quem passou noites à luz de velas e de lampiões nas casas antigas de velhas fazendas mineiras, aquelas que tinham porões misteriosos, varandas amplas e muitos causos que se contavam nas tardes de chuva e nas noites escuras.
As crônicas também falam de outros personagens, como vaqueiros atentos à natureza, cozinheiras de mão cheia, tias doceiras, quituteiras de um tempo que não volta mais, cavalos mansos e cúmplices da meninada, e passarinhos que alegravam as manhãs frias e as tardes poeirentas do Cerrado.
A ação é fruto de uma parceria entre a INFRAERO e Fundação Cultural e visa transformar o espaço do aeroporto em um ambiente propício para manifestações culturais gratuitas.
Assessoria de Imprensa Infraero