Previsão do tempo

Quarta-feira seca e com temperaturas em elevação no Brasil

Siga o canal de notícias @alouberlandia no Instagram

A quarta-feira (21) é mais um dia de pouca nebulosidade sobre o Brasil. Apenas entre o Norte e o Nordeste há maior nebulosidade, sobretudo no leste da Bahia e na faixa norte da Região Norte.

No restante do Brasil, uma área de alta pressão garante o tempo firme, com poucas nuvens no céu e baixa umidade relativa do ar.

Previsão do tempo para 21/07/2021 – quarta-feira

A massa de ar frio de origem polar que derrubou as temperaturas começa a perder força nesta quarta-feira. Mesmo assim, grande parte da Região Sul pode começar com geada, assim como parte do Vale do Ribeira, em São Paulo e no sul de Minas Gerais. A chance de novos recordes é pequena, mas não podemos descartar totalmente, inclusive em São Paulo e no Rio De Janeiro . A capital com mais chance de recorde nesta manhã de quarta-feira é Belo Horizonte .

Em relação à chuva, o destaque ainda é o Norte e o Nordeste do Brasil. A frente fria que estava atuando no litoral da Bahia se afasta mas ainda pode chover de maneira expressiva no litoral sul do estado. Pode chover de forma moderada a forte intensidade também em Sergipe, norte do Maranhão, norte do Pará, Amapá, norte do Amazonas e Roraima. Aliás, o nível do rio Negro está em 29,3m. A última vez que esteve neste nível foi no dia 7 de maio.

Na maior parte do Brasil, a quarta-feira é de tempo firme e com baixa umidade relativa do ar, principalmente entre MS, SP, MG e GO. Por fim, ainda é válido o alerta de ressaca da Marinha do Brasil entre Santos (SP) e Cabo de São Tomé (RJ) com ondas de até 3,0 metros de altura.

Alertas meteorológicos

Alerta de ressaca entre Santos (SP) e Cabo de São Tomé (RJ) com ondas de 3,0 metros de altura.

Geada desde o sul gaúcho até o Vale do Ribeira, em SP e também no Sul de MG e serra da Mantiqueira

Umidade relativa do ar entre 5 e 11% no norte de MS, norte de SP e sul de GO

Umidade relativa do ar entre 11 e 20% no Centro-Oeste, Tocantins, São Paulo, triângulo mineiro e oeste do Paraná. Umidade abaixo dos 30% desde o oeste de SC até o interior nordestina, sul do PA e RO.

Chuva moderada no litoral da Bahia. Risco de temporais com trovoadas e fortes rajadas de vento no norte do AM, norte do PA, RR e AP.

Sobre a Climatempo

Com solidez de 30 anos de mercado e fornecendo assessoria meteorológica de qualidade para segmentos estratégicos, a Climatempo é sinônimo de inovação. Foi a primeira empresa privada a oferecer análises customizadas para diversos setores do mercado, boletins informativos para meios de comunicação, canal 24 horas nas principais operadoras de TV por assinatura e posicionamento digital consolidado com website e aplicativos, que juntos somam 20 milhões de usuários mensais.

Em 2015, investiu na instalação do LABS Climatempo, no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP), que atua na pesquisa e desenvolvimento de soluções para tempo severo, energias renováveis (eólica e solar), hidrologia, comercialização e geração de energia, navegação interior, oceanografia e cidades inteligentes. Em 2019, a Climatempo passou a fazer parte do grupo norueguês StormGeo, líder global em inteligência meteorológica e soluções para suporte à decisão, e dois anos depois, em 2021, uniu-se à Somar Meteorologia, formando a maior companhia do setor na América do Sul. A fusão das duas empresas impulsiona a Climatempo a ser protagonista global de fornecimento de dados e soluções para os setores produtivos do Brasil e demais países da América Latina, com capacidade de oferecer informações precisas de forma mais ágil e robusta.

O Grupo Climatempo segue presidido pelo meteorologista Carlos Magno que, com mais de 35 anos de carreira, foi um dos primeiros comunicadores da profissão no país.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Climatempo

ASSISTA AS LIVES DO CANAL ALÔ UBERLÂNDIA NO FACEBOOK