Artigos

Chuva dos últimos 5 dias

Lanzoerques Júnior

Triângulo Mineiro-Alto Paranaíba (TMAP)

Após a chuva intensa ocorrida na noite da última terça-feira (08-12) na cidade de Uberlândia e o vídeo do rapaz dentro do carro em meio à enxurrada apresentando o “grazadeus” para o resto do Brasil, vamos a análise:

Conforme a Figura 1, a distribuição do acumulado de chuva nos últimos cinco dias no TMAP se concentrou entre as cidades Ituiutaba, Tupaciguara, Araguari e Prata, com Uberlândia situada bem ao centro dos maiores valores. A previsão deste volume chuva, aqui anunciado na tarde da última sexta-feira (04-12), (confira no feed), atingia números de cerca de 150mm nas proximidades de Araguari, tendo sido registrado nas últimas 96h um total de 179mm na estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), como mostra a Figura 2. Já nas estações das cidades do entorno de Uberlândia notam-se valores inferiores, como de 63,2mm em Ituiutaba, 65,6mm em Patrocínio e 79,4 em Uberaba, considerando o mesmo período.

A região com menor registro de chuva é o Pontal do Triângulo (previsão também feita aqui nesta página, destacando como a área poderia ficar abaixo da média climatológica no mês de dezembro, vide feed), como mostra a estação de Campina Verde, totalizando 39mm nas últimas 96h. Já nas estações das divisas com Goiás e São Paulo o volume é de, respectivamente, 8,6mm em São Simão e de 7,2mm em Jales, corroborando o baixo volume de chuvas no Pontal do Triângulo.

Fonte: Instituto Nacional de Meteorologia (INMET)