Notícias de Uberlândia

Prefeitura reforça combate ao Aedes aegypti com chegada de novos agentes de Zoonoses

Servidores atuam diretamente na visita às residências eliminando possíveis criadouros do mosquito

Os reforços e novidades no combate ao mosquito Aedes aegypti têm sido constantes por parte da Prefeitura de Uberlândia. Atuar junto à população com ações de limpeza e conscientização é o propósito da Secretaria Municipal de Saúde com a chegada de 110 novos agentes de controle de Zoonoses. Ao todo, são 400 servidores atuantes, além dos agentes comunitários de saúde que auxiliam nas informações sobre prevenção e riscos da dengue, zika vírus e febre chikungunya.

Contratados via processo seletivo realizado em 2018, os servidores novatos começaram a preparação no dia 2 de fevereiro e já têm atuado nas visitas em domicílio para a remoção de criadouros e orientar os moradores.

“A chegada dos novos servidores contratados vai contribuir bastante, pois cada foco eliminado pode significar um doente a menos. Treinamos e qualificamos esses novos agentes, primeiro fazendo a parte teórica em sala e, posteriormente, a prática junto ao morador em residência, onde será concebido o servidor capacitado à visita e eliminação dos focos do mosquito”, afirmou o coordenador do Programa de Controle da Dengue, José Humberto Arruda.

O Centro de Controle de Zoonoses conta com 14 equipes que atacam os criadouros do mosquito diariamente em vertentes diferentes. No caso específico dos novos contratados, eles atuam em residências buscando o foco que está em quintais.

Arruda acrescenta a importância da mudança de hábitos por parte de toda a comunidade. “É importante falarmos que não adianta o município contratar um número alto de servidores se não houver um envolvimento social. Por mais que façamos de forma constante, o tempo entre uma visita e outra é suficiente para que reapareça o foco, então a população precisa se envolver e contribuir com a saúde do próximo”, concluiu.

Fonte: Secom PMU