Notícias de Uberlândia

Prefeito Odelmo Leão entrega 19 novos ônibus à população de Uberlândia

Veículos irão substituir antigos em operação no transporte público da cidade

O prefeito Odelmo Leão entregou mais 19 ônibus zero quilômetro à população na manhã desta quinta-feira (4), durante solenidade realizada no Centro Administrativo Municipal. Os novos veículos adquiridos pela Autotrans substituirão carros em operação (que serão remanejados ou enviados para a reserva). Somando-se aos anúncios anteriores, já são 85 novos veículos entregues pela gestão municipal desde 2017 (veja mais abaixo), medida que confere mais conforto aos usuários do transporte público em Uberlândia.

Mais de dez bairros do setor Sul serão beneficiados diretamente com a chegada dos veículos. Os ônibus novos irão operar em linhas como A117, A327, A363 e E147, por exemplo. As linhas contempladas nas mudanças foram escolhidas a partir de um estudo técnico realizado pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran) com a concessionária, que é uma das três empresas que operam no transporte público da cidade.

O anúncio, como destaca o prefeito Odelmo Leão, mostra que, mesmo com as dificuldades vividas pelo município, a administração municipal tem trabalhado para trazer melhorias para a população, sobretudo, nos setores prioritários. “Estamos trabalhando firme para levar melhorias ao transporte público, parte tão importante para a nossa população, principalmente para o trabalhador que depende deste meio de locomoção. O resultado aparece quando o usuário se sente mais seguro e confortável durante o trajeto”, destacou o prefeito Odelmo Leão, revelando que outros novos veículos deverão ser entregues em breve.

Eficiência e conforto

Para a chegada destes 19 veículos, a Autotrans investiu cerca de R$ 6,5 milhões. Os veículos são do estilo ‘padron’ (para acomodação de cerca de 65 passageiros cada um). Todos eles também atendem os critérios de acessibilidade exigidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), estando equipados com elevadores. .

“É importante que façamos periodicamente a renovação da frota para levar sempre o melhor serviço à população. Então, um anúncio como este confirma que o trabalho tem sido feito de forma séria por parte do Município junto às empresas. O objetivo é que, no final, o usuário do transporte coletivo seja o grande beneficiado,” explicou o secretario municipal de Trânsito e Transportes, Divonei Gonçalves.

Além dos equipamentos e conceitos de acessibilidade, os veículos vêm com novas tecnologias que beneficiam tanto o passageiro como o meio ambiente. “É um carro com biocombustível, portanto, ele polui menos. Nossa gente só tem a ganhar com isso e a cidade no todo, pois são ótimos veículos com total tecnologia integrada”, salientou o gerente da Autotrans, Leonardo Pires.

Renovação

Desde que assumiu a gestão do município, em 2017, o prefeito Odelmo Leão já entregou 85 novos ônibus à população. A empresa Viação Sorriso de Minas entregou 30 novos ônibus em agosto e outros 30 em setembro de 2018. No início da operação do BRT da avenida Segismundo Pereira (julho/2018), a Autotrans já havia investido em seis novos ônibus para compor a operação. Somando esses anúncios aos 19 novos ônibus entregues hoje pela empresa Autotrans, já são 85 novos veículos à disposição da população, em um investimento de aproximadamente R$ 33,5 milhões desde 2017.

Fonte: Secom PMU