Notícias de Uberlândia

Mutirão oftalmológico atende moradores do Dona Zulmira neste sábado (14)

Iniciativa agiliza consultas de pessoas classificadas como casos amarelo e vermelho

Um novo mutirão oftalmológico será realizado neste sábado (14) no Centro Municipal de Oftalmologia (Case). Desta vez, 70 moradores do bairro Dona Zulmira serão beneficiados. A iniciativa é desenvolvida pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e tem o objetivo de agilizar consultas para pessoas classificadas como casos amarelo e vermelho. Os pacientes foram selecionados no Dona Zulmira durante a edição de 25 de agosto do Uberlândia Viva.

Além das consultas, os pacientes passam também exames de refração, tonometria, fundoscopia e biomicroscopia. A equipe de saúde ainda coleta informações arteriais e glicêmicas de cada um. Os atendimentos no Case, que fica na Avenida Floriano Peixoto, 1.125, Centro, começam às 8h.

“Os pacientes atendidos na região que vai receber o Uberlândia Viva são sempre convidados pelas equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) a participarem do evento e, durante essa ação da Prefeitura de Uberlândia, é que eles passam por uma triagem para o mutirão oftalmológico. A prioridade de atendimento é dada àqueles classificados como amarelo e vermelho”, informou a assessora técnica da rede de urgência e emergência, Soraya Guimarães.

Centenas de pessoas beneficiadas

Mais de 1 mil consultas já foram promovidas pela Prefeitura de Uberlândia neste ano por meio de mutirões atendidos tanto no Case quanto nas clínicas conveniadas. Todo o serviço é gratuito. O encaminhamento para a triagem feita durante o Uberlândia Viva é realizado pela rede de atenção primária nas UBSs e UBSFs.

Fonte: Secom PMU

Participe do nosso grupo Whatsapp