Minas Gerais

Medida adotada pela Polícia civil MG vai gerar economia de mais de R$ 8 milhões

Com o objetivo de reduzir despesas e utilizar as tecnologias atualmente disponíveis, mantendo assim o equilíbrio das contas, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) iniciou a implantação de vários serviços no MGApp, dentre eles, as mudanças para o envio de cartas. A PCMG estima que será possível uma economia de aproximadamente R$ 8,4 milhões por ano, apenas com correspondências.
O aviso sobre o vencimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), correspondência que antes era impressa e enviada pelo Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), já está disponível, desde o final do mês de junho, para os cidadãos que utilizam o aplicativo do governo mineiro. Nos próximos meses, mais dois serviços devem migrar do papel para o meio eletrônico, a notificação de débitos de veículos e a cassação da permissão para dirigir.

Outra mudança é o envio de notificações de autuações e de multas por meio de carta simples. Antes, essas correspondências eram encaminhadas para o endereço do cidadão utilizando um serviço mais caro, o de carta registrada com Aviso de Recebimento (AR).

A medida adotada pela PCMG está em sintonia com a solicitação do atual governo mineiro para que os órgãos revisem processos, contratos e convênios, de forma a economizar e potencializar o uso de recursos públicos.

Para o Diretor do Detran-MG, Delegado-Geral Kleyverson Rezende, com a dificuldade financeira pela qual o Estado passa, é necessário administrar as despesas e usar a tecnologia a fim de facilitar a vida do cidadão e garantir o princípio da economicidade.

“Esses serviços de correspondência são onerosos. Por essa razão, desde janeiro passamos a estudar meios de reduzir os custos, mas sem deixar de prestar os serviços de forma eficiente. Por isso, optamos por utilizar os recursos do aplicativo MGApp e também o serviço de carta simples, ao invés do AR, para as multas”, explica Rezende.

Todas as informações e notificações, que antes eram enviadas por cartas, continuam disponíveis no site detran.mg.gov.br

PCMG