Notícias de Minas Gerais

Debates e oficinas marcam Semana Estadual das Juventudes no Sistema Socioeducativo

Unidades socioeducativas do Estado vão ofertar, durante toda a semana, atividades especiais nas áreas de educação, cultura, esporte e lazer

A Semana Estadual das Juventudes será comemorada nas 36 unidades socioeducativas de Minas Gerais entre os dias 12 e 18 deste mês. Durante toda a semana, serão mais de 200 atividades, incluindo palestras, filmes seguidos de debates, mostra de profissões, passeios culturais, oficinas de saúde, música, dança e grafite. Os principais objetivos do evento são debater os direitos da igualdade de gênero, propor medidas de enfrentamento aos índices de criminalidade violenta e discutir temas relacionados à juventude.

A abertura do evento, realizada no Centro Socioeducativo São Jerônimo, no bairro Horto, em Belo Horizonte, contou com a presença do subsecretário de Atendimento às Medidas Socioeducativas, Bernardo Naves. “Espero que consigam aproveitar todas as atividades oferecidas e que elas marquem o início de um novo tempo para todas vocês”, destacou o subsecretário em sua fala para as jovens adolescentes.

Para Jucileide dos Santos*, de 16 anos, que cumpre medida socioeducativa no São Jerônimo, a Semana das Juventudes pode representar “uma possibilidade de voltar a sonhar”. A jovem quer participar das atividades voltadas para o ingresso no mercado de trabalho, mas também está muito animada com o “Rolê de Bike”, programado para a próxima sexta-feira na avenida dos Andradas, em Belo Horizonte.

Segundo a diretora-geral do Centro Socioeducativo São Jerônimo, Érika Vinhal, a maior expectativa está na preparação dos jovens para o mundo do trabalho, especialmente o empreendedorismo. “Vamos propiciar ainda debates sobre o empoderamento da mulher e a diversidade de gênero”, salientou a diretora.

Na cerimônia de abertura, o subsecretário Bernardo Naves lembrou da importância dos servidores do Sistema Socioeducativo no planejamento e viabilização das atividades e reforçou o papel das Secretarias de Estado de Desenvolvimento Social e de Educação nas atividades. Ele também ressaltou as parcerias com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), a Junior Achievement, uma organização internacional sem fins lucrativos, e as prefeituras do interior do estado.

Também estiveram presentes na solenidade o superintendente de Atendimento ao Adolescente, Guilherme Rodrigues Oliveira; o diretor de Formação Profissional, Cultura e Esporte, Cláudio Tourinho; a diretora-geral do Centro Socioeducativo São Jerônimo, Érika Vinhal; e a supervisora da Escola Estadual Jovem Protagonista, Vânia Lúcia Barra Venício.

Prevenção

A Semana Estadual das Juventudes será comemorada também pela Subsecretaria de Prevenção à Criminalidade (Supec), por meio do programa Fica Vivo!, com projetos desenvolvidos nas diferentes oficinas ofertadas pelo programa. A perspectiva é que participem cerca de 10 mil jovens em todo o estado, em apresentações culturais, artísticas e discussões temáticas sobre os eixos previstos pelo Conselho Estadual da Juventude no que tange o direito à vida, o acesso a direitos fundamentais, à cidadania e à participação social.

* O nome é fictício para preservar a identidade da adolescente, segundo determinação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)

Fonte: SESP – Assessoria de Comunicação