Esforço da Saúde para garantir adesão da população inclui estratégias como busca ativa e visita domiciliar
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) entra na última quinzena da Campanha de Meningente C, que vai até 30/4.
Nessa reta final, muitos mineiros ainda não procuraram os postos e as unidades de Saúde têm realizado uma verdadeira força-tarefa para aumentar o número de pessoas vacinadas.
Exemplo vem do Triângulo Mineiro. Desde novembro do ano passado, quando a campanha estratégica de ampliação do público para a vacinação contra a meningite C teve início, a região recebeu 150 mil doses.
O quantitativo atendeu 54 secretarias municipais de saúde do Triângulo Mineiro. A campanha, temporária, é voltada para a população com 16 anos ou mais.
Referência técnica em meningites da Superintendência Regional de Saúde de Uberlândia, Mariana Bernardes destaca o prazo final da campanha e a atualização do cartão de vacina.
“A campanha de vacinação contra a meningite C será encerrada no dia 30/4. A população acima de 16 anos pode procurar qualquer Unidade Básica de Saúde para garantir a dose da vacina. Lembrando que o imunizante pode ser administrado de forma concomitante com outras vacinas, como a da gripe, da febre amarela e a da covid”.
Prevenção
Até dia 30/4, prazo de encerramento da campanha, a Saúde tem feito esforço para que a população aproveite a oportunidade de se prevenir com a vacina.
No município de Sacramento, estratégias como busca ativa e ampliação de horários de funcionamento das salas de vacina foram adotadas.
Suzy Delgado, coordenadora de imunização do município, explica que “a busca ocorreu tanto em instituições de ensino, visando vacinar professores e universitários, quanto domiciliar, em visitas de casa em casa, feitas por agentes comunitários de saúde. Essas estratégias são utilizadas pelo município em todas as campanhas e também na vacinação de rotina, e sempre têm sucesso. Prorrogar horários de atendimento das Unidades de Saúde da Família, oferecendo vacinação no período noturno e nos finais de semana, também garante maior acessibilidade da população”.
Daniela Espínola, acadêmica do curso de enfermagem, realizou a atualização vacinal completa na rede pública de saúde. Para ela, é extremamente importante evitar doenças preveníveis utilizando os serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
“É necessário manter as vacinas em dia, não só a Meningocócica C, mas todas as demais, já que assim estamos prevenindo, também, o contágio de outras pessoas. Recomendo que todos busquem os serviços de saúde de seu município, como fiz aqui em Uberaba, que tem profissionais qualificados para nosso cuidado”, finaliza Espínola.
Vacina
O Calendário Nacional de Vacinação já disponibiliza regularmente a vacina para crianças aos 3 e aos 5 meses de idade, e mais uma dose de reforço aos 12 meses de idade. A vacina é gratuita e oferecida em unidades básicas de saúde de todo o estado.
Doença
A meningite meningocócica é causada pela bactéria Neisseria meningitidis (meningococo) e se caracteriza por ser uma infecção das membranas que recobrem o cérebro. A vacinação é a principal maneira de prevenir a doença. As vacinas são seguras e eficazes, protegendo as pessoas contra a doença.
O sorogrupo de meningococo mais frequente no Brasil é o C, razão pela qual a vacina foi incluída em 2010 no Calendário Nacional de Vacinação da criança pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).
Fonte: SEC.GERAL Superintendência de Imprensa