Estética

A importância do pré e pós Operatório nas Cirurgias Plásticas.

O Brasil vem sendo uns dos países que mais aumentam a procura por cirurgias plásticas, tais como abdominoplastia, mamoplastia de aumento, blefaroplastia, lipoaspiração, e redução de mama. Com isso os cuidados pré e pós operatórios devem ser de total importância, para os cuidados tanto emocional quanto fisiológicos antes e depois da cirurgia.

Temos como tratamentos de pré operatório o Preparo da pele do paciente, melhorando o tônus muscular e tissular, também o uso de equipamentos que melhorem e reestabeleça a fisiologia. Tendo também as técnicas manuais que auxiliam na melhora da circulação, diminuição de líquidos e toxinas.

Deve também ser orientado medidas uteis para melhorar a homeostase fisiológica durante o processo pós e intra operatório.  Sendo:

• Não fumar por 48 horas antes da cirurgia e pelo menos até o 21º dia de pós operatório para evitar prejuízos no processo de cicatrização;

• Realizar alimentação balanceada;

• Realizar perda de peso para facilitar a recuperação no pós operatório bem como praticar atividade física para fortalecer a musculatura e melhorar o condicionamento físico geral.

Técnicas utilizadas para tratamentos pós operatórios;

• Drenagem linfática;

• Uso de cosméticos e filtro solar;

• Uso de cintas e faixas compressoras;

• Uso de eletroterapia (microcorrentes, pressoterapia, vacuoterapia, ultrassom, radiofrequência, laser de baixa potência)

Para um resultado e melhor benefício do paciente o tratamento deve ser iniciado o quanto antes, sempre com a liberação médica.

O nosso objetivo e ajudar na diminuição de dor do paciente, e no desconforto e aceleração no processo de cicatrização.

Caso não tenha esses cuidados de imediato pode ocorrer a formação de aderências, fibroses, cicatrizes inestesicas, queloides bem como distrofias irreversíveis. Procure sempre um profissional capacitado, caso contrário isso também poderá levar as mesmas alterações e complicações maiores no resultado final.

Sendo um bom profissional você conseguira ótimos resultados, confiança médica e reconhecimento profissional de seus pacientes.

Bibliografia:

PEREIRA,M.F. Recursos Técnicos em Estética. Voll.II São Paulo: Difusão 2013

GUYTON,A.C. HALL,H.E.A.  A microcirculação e o Sistema Linfático: Tratado de Fisiologia Médica. 9. Ed. Guanabara Koogan: Rio de Janeiro, 1997.

OLIVEIRA, A.L. et.al. Curso Didático de Estética. Vol. II. São Paulo: Yendis, 2008;

Site: http://www2.cirurgiaplastica.org.br/

Assinatura: Fernanda Fontes Esteticista.

ASSISTA AS LIVES DO CANAL ALÔ UBERLÂNDIA NO FACEBOOK