Esportes

TOLEDO (PR) SERÁ PALCO DA SEGUNDA ETAPA DO CAMPEONATO BRASILEIRO DE ARRANCADA

ü Inscrições já estão abertas para a segunda etapa do Brasileiro de Arrancada.
ü A pista Dragway em Toledo-PR vai receber a disputa pela primeira vez.
ü Com grande performance dos pilotos no início da temporada já são sete recordes quebrados, sendo três marcas nacionais.

As inscrições para a segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Arrancada, realizado pela M&L Produções em parceria com a CBA, estão abertas. O evento vai acontecer nos dias 3, 4 e 5 de maio na pista Dragway, na cidade de Toledo no Paraná. Com 23 categorias disponíveis, a data limite para os pilotos e suas equipes realizarem as inscrições é o dia 2 de maio através do site www.cbarrancada.com.br .

Após passar por uma reforma estrutural, a pista Dragway de Toledo-PR sediará pela primeira vez o novo Campeonato Brasileiro de Arrancada. O local, que já tem um recorde nacional registrado durante o Campeonato Paranaense de 2019 na categoria força livre traseira, quando o piloto Alberto Aires bateu a marca com um tempo de 4,724s, será o palco da disputa da segunda etapa de 2024.

“Paraná é um dos estados mais fortes na Arrancada, sua proximidade com o Paraguai e Argentina possibilita a vinda de pilotos de fora aumentando o nível das competições que ocorrem lá. Os fãs da arrancada estavam ansiosos para um evento do gabarito do Brasileiro de Arrancada na Toledo Dragway”, exclamou o presidente da Comissão Nacional de Arrancada da CBA, Fábio Félix Pascoal.

A pista de Toledo é considerada a mais segura do Brasil por ter a maior área de frenagem, com 1.100 metros de reta disponível. O autódromo e toda a comunidade do entorno esperam ansiosos pela realização da segunda etapa no primeiro fim de semana de maio. A localização da pista é Rodovia BR 163, Km 257, s/n Zona Rural, Toledo – PR, 85900-970.

RESULTADOS DA PRIMEIRA ETAPA DA TEMPORADA

A temporada 2024 do Campeonato Brasileiro de Arrancada estreou com grande estilo no primeiro fim de semana de março em Nova Santa Rita-RS. O evento, organizado pela M&L Produções em parceria com a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), foi um sucesso. Os pilotos deram show e quebraram sete recordes, sendo três deles nacionais e quatro marcas da pista.

O presidente da Comissão Nacional de Arrancada, Fabio Félix Pascoal fala com entusiasmo sobre a estreia da temporada 2024. “Foi extraordinário, estamos muito felizes pela performance dos pilotos que quebraram vários recordes no Velopark. Foram sete marcas derrubadas apenas na primeira etapa, o que nos mostra o alto nível da temporada de 2024”, conclui Pascoal.

As categorias Drag Jr. foram destaque novamente, com novos recordes batidos. Beatriz Ferretti (13 anos) quebrou a marca nacional na Drag Júnior até 6.9s com um tempo de 06.923 segundos. Gabriel Quoos (13), quebrou o recorde da pista na categoria 7.9s com 07.903s. Samuel Alves de Paula Lindner, na 9s, e Alana Steffani (10), na 10s fizeram os melhores tempos da pista com 09.104 e 10.028 respectivamente.

Para o vice-presidente da Comissão de Arrancada, Fabiano Pinto, “é impressionante o que os jovens talentos estão fazendo na Drag Jr. Tivemos recordes quebrados em todas as categorias que competiram. As crianças e jovens estão surpreendendo mais e mais a cada etapa e o futuro do esporte parece já estar garantido com essa nova geração”, conclui.

OUTROS RECORDES E DESTAQUES

As categorias Força Livre Traseira, Pro Mod Light e Standard também deixaram suas novas marcas. Marco Antônio Salles fez um tempo de 04.766 na FLT (Força Livre Traseira), e alcançou a melhor marca nacionalmente. O piloto Jader Krolow mostrou porque é um dos principais nomes do esporte e fez o melhor tempo da pista do Velopark com 04.568 na PM_L (Por Mod Light). E na ST (Standard) Thiago Mendes Lemos fez 07.243 e, atualmente, é o mais rápido piloto da categoria no Brasil

A pontuação, vencedores de todas as categorias e mais informações sobre o Campeonato Brasileiro de Arrancada estão no site da Arrancada da CBA: https://www.cbarrancada.com.br/

RESULTADOS GERAIS

Categoria 4×4 – Campeão: Alisson Rodrigues Alves;
Vice-Campeão: Marlon Galikoski Rodrigues

Categoria DL – Campeã: Matuia Neves Correa Krolow;
Vice-Campeã: Renata de Alencar Ferreira Pasqualete

Categoria DRAG JR 10s – Campeão: Samuel Alves de Paula Lindner;
Vice-Campeão: Nicolas Henrique Carrion

Categoria DRAG JR 11s – Campeã: Isabella Batista Pedroso;
Vice-Campeão: Joaquim Bueno Faustino De Souza

Categoria DRAG JR 6.9s – Campeã: Beatriz Dansiguer Ferretti;
Vice-Campeã: Luiz Felipe Payá Carvalho

Categoria DRAG JR 7.9s – Campeão: Gabriel Quoos Moreira Ribas;
Vice-Campeão: Murilo Jose Giovanuce Correa Muller

Categoria DRAG JR 9s – Campeão: Pedro Fabiano Sperendio Pollis;
Vice-Campeão: Rafael dos Santos Ribeiro

Categoria DTA – Campeão: Denis José da Silva;
Vice-Campeão: Diego de Almeida Couto

Categoria DTA-L – Campeão: Daniel Schifelbein Maia;
Vice-Campeão: Ricardo Duarte De Paula

Categoria DTB – Campeão: Jose Fabio Zarbielli;
Vice-Campeão: Julio Sachet

Categoria DTC – Campeão: Daniel Moreira Melo;
Vice-Campeão: Egno Aguinelo Marquetti

Categoria FLD – Campeão: Sergio Roberto Caetano Ganga;
Vice-Campeão: Arley Freitas De Salles

Categoria FLT – Campeão: Fabiano Silva Pinto;
Vice-Campeão: Alexandre Cardoso Castanheira

Categoria PM – Campeão: Celso Bueno De Camargo;
Vice-Campeão: Jader Krolow

Categoria PM-L – Campeão: Renan Gregory Pessin Alves;
Vice-Campeão: Artur Bailo Neto

Categoria ST – Campeão: Maximiliano Henriques Costa;
Vice-Campeão: Flavio Henrique Magro Ferretti

Categoria STT – Campeão: Josoe Carvalho;
Vice-Campeão: Frank Guerino Cavalli

Categoria TO – Campeão: Giani Leandro Panizzi

Categoria TST – Campeão: Diego Morelli Quiterio;
Vice-Campeão: Lucas Opelt

Categoria TTA – Campeão: Christiano Jose Julio;
Vice-Campeão: Adriano Steffani

Categoria TTB – Campeão: Leandro Feltrin;
Vice-Campeão: Enzo Nogueira Paschoalotto

Categoria XTM – Campeão: Arley Freitas De Salles;
Vice-Campeão: Jader Krolow

SOBRE O CAMPEONATO BRASILEIRO DE ARRANCADA AUTOMOBILÍSTICA

O esporte é extremamente popular nos Estados Unidos, onde já inspirou Hollywood a fazer filmes de grande sucesso como a franquia bilionária Velozes e Furiosos. A prova de arrancada é uma competição esportiva praticada por veículos automotores onde automóveis e motocicletas, em condições originais ou especialmente preparados, completam um trajeto reto e nivelado no menor espaço de tempo partindo da imobilidade.

É comum que a velocidade dos carros ao final de uma reta de 1/8 de milha, cerca de 201m, se aproxime dos 300 Km/h e que o trajeto seja completado em apenas alguns poucos segundos, sendo necessário um paraquedas para reduzir a velocidade e auxiliar os pilotos na frenagem dos carros. O carro mais rápido da temporada 2022 foi o GM Camaro do Gaúcho Jader Krolow na pista de Uberlândia-MG, com o tempo de 4s072 @ 300km/h em 201m. O carro tem “modestos” 4.000cv de potência, o que equivale a mais de 50

Fiat Uno juntos.

No Brasil, a modalidade é supervisionada pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), por intermédio da Comissão Nacional de Arrancada, Drift, Track Day, Recordes e Testes, e os eventos são realizados pela M&L Produções. O Campeonato Brasileiro de Arrancada reúne os principais e mais velozes pilotos da categoria em uma competição de 4 etapas. A temporada 2024 vem com grande expectativa de quebra de recordes tanto na pista como de público. As etapas contaram com o patrocínio da SudacreD Financiamentos e SudaseG Seguradora.

PORTA-VOZ DISPONÍVEL: Fábio Félix Pascoal, presidente da Comissão Nacional de Arrancada da CBA.

RCA ASSESSORIA & MAIS